“Essa ampliação é fundamental neste momento em que enfrentamos o aumento de casos de doenças respiratórias. É uma forma de levar saúde à população de maneira prática e direta”, afirmou o prefeito Sandro Mabel ao comentar a decisão.
Nova fase da campanha tem início neste sábado (17) e inclui aplicação em mutirão e unidades de saúde; cobertura foi estendida para maiores de seis meses
A Prefeitura de Goiânia inicia neste sábado (17) a vacinação contra a Influenza para toda a população com mais de seis meses de idade. A medida marca uma nova etapa da campanha de imunização, anteriormente restrita a grupos prioritários. A ampliação ocorre durante o 44º Mutirão de Serviços da Prefeitura, que será realizado na Praça do Trabalhador.
“Essa ampliação é fundamental neste momento em que enfrentamos o aumento de casos de doenças respiratórias. É uma forma de levar saúde à população de maneira prática e direta”, afirmou o prefeito Sandro Mabel ao comentar a decisão. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a importância da imunização diante da alta circulação do vírus da gripe na capital.
Durante o fim de semana, a vacinação será realizada em diversos pontos. No sábado (17), a Van da Vacinação atenderá o público na Praça do Trabalhador, das 8h às 12h. No domingo (18), o atendimento ocorrerá no Parque Flamboyant, das 8h às 11h. Além disso, as unidades CMV, UPA Jardim América e CIAMS Urias Magalhães estarão aplicando as doses das 8h às 17h.
A campanha segue ao longo da semana nas 64 salas de vacinação da rede municipal, localizadas em todas as regiões de Goiânia. O aumento na quantidade de pontos de imunização foi viabilizado após a contratação de 98 novos profissionais de saúde para a atenção básica. “Recebemos a rede de saúde em estado de calamidade, com apenas 44 salas de vacina em funcionamento. Agora, com o reforço na equipe e abastecimento de insumos, conseguimos oferecer 64 pontos de vacinação à população”, explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
De acordo com Roberta Moraes, gerente de imunização da SMS, todas as unidades estão abastecidas com vacinas contra a Influenza e também contra a Covid-19. “Os dois imunizantes podem ser administrados simultaneamente, e a ampliação do serviço torna o acesso mais ágil e próximo da população”, afirmou. O médico Frank Cardoso também destacou a relevância da iniciativa. “As vacinas são ferramentas essenciais para prevenir complicações graves e óbitos por doenças respiratórias”, ressaltou.
A lista completa de salas de vacina, com endereços e horários de funcionamento, está disponível no site da Prefeitura de Goiânia:
👉 https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/salas-de-vacina-em-goiania-2
Confira os pontos de vacinação por distrito:
Distrito Leste
UPA Chácara do Governador, Cais Amendoeiras, USF Dom Fernando, USF Recanto das Minas Gerais, CSF Ville de France, USF Parque Ateneu, UPA Novo Mundo, USF Santo Hilário, USF Riviera.
Distrito Sudoeste
CIAMS Novo Horizonte, CS União, CS Parque Anhanguera, CS Vila Mauá, CS Vila Boa, CSF Itaipu, CSF Condomínio das Esmeraldas, CSF Real Conquista, CSF Madre Germana, CSF Valéria Aparecida (Garavelo B).
Distrito Oeste
CS Goiânia Viva, CS Vera Cruz II, CS Jardim Cerrado IV, CS Vera Cruz I, CS Buritis, CS São Francisco, CS João Braz, ESF Vila Regina, Cais Bairro Goiá, USF Eldorado Oeste.
Distrito Noroeste
USF Vila Mutirão, USF Vila Planalto, USF São Carlos, USF Jardim Curitiba, USF Estrela Dalva, USF Boa Vista, USF Alto do Vale, USF Finsocial, CS Cândida de Morais, USF Brisas da Mata, USF Jardim Primavera.
Distrito Campinas-Centro
CS Vila Canaã, CS Esplanada dos Anicuns, CS Norte Ferroviário, CS Crimeia Leste, CS Marinho Lemos, CS Vila Nova, USF Santa Helena, USF Crimeia Oeste, USF Universitário, CS Cidade Jardim.
Distrito Norte
CIAMS Urias Magalhães, CS Clemente, USF Jardim Guanabara, USF Antônio Carlos Pires, CS Meia Ponte, USF Cachoeira Dourada, USF Vale dos Sonhos, USF São Judas Tadeu, CS Perim, USF Itatiaia.
Distrito Sul
UPA Jardim América, CS Vila Redenção, CMV e CS Parque Amazônia.