A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) começou nesta segunda-feira (2) a Operação Finados com o intuito de realizar melhorias nos quatro cemitérios públicos de Goiânia. Segundo o titular da pasta, Robson Azevedo, a previsão é de que, além de serviços de limpezas, sejam realizadas ações para aumentar a segurança, como aumento na altura dos muros e instalação de câmeras de monitoramento.
A operação visa dar mais comodidade à população durante o dia 2 de novembro, Dia de Finados, período em que o número de visitas aumenta consideravelmente.
O secretário explicou, no entanto, que não é possível cravar que todos os serviços estarão prontos até a data. A Semas deve contar com o apoio de outras secretarias. Serão alvo da ação os seguintes cemitérios: Parque, Sant’Ana, Vale da Paz e Jardim da Saudade.
“Nosso objetivo é resgatar a dignidade dos nossos entes queridos que já se foram”, destaca Azevedo.
Um mapeamento das necessidades mais urgentes de cada cemitério já foi solicitado. No entanto, o secretário explicou que algumas benfeitorias podem não ser concluídas até o dia de finados. Além do trabalho de segurança, também será realizado o trabalho de roçagem e limpeza dos cemitérios, principalmente com o intuito de evitar a proliferação de criadouros do Aedes.
Em outra linha de trabalho, o secretário disse que vai convocar pessoas que possuem lápides privadas para ajudar no trabalho de conservação. “Vamos fazer um cronograma e chamar os responsáveis para que eles façam os devidos reparos em túmulos que estão danificados”, pontuou.
Apesar de ser focada nos próximos 30 dias, a operação deve ser mantida após o período, segundo o secretário.