A criança, que possuía transtorno do espectro autista, caiu de uma altura de 70 metros durante passeio familiar; resgate foi realizado, mas a vítima foi encontrada sem vida.
A fatalidade no Parque Nacional da Serra Geral
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul confirmou, na manhã desta sexta-feira (11), o falecimento da menina Bianca Zanella, de 11 anos, após um trágico acidente no Cânion da Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS). A criança, que acompanhava seus pais e dois irmãos durante um passeio turístico, caiu de uma altura de 70 metros enquanto estava com a família em um momento de lazer.
O incidente ocorreu na tarde de quinta-feira (10), e o resgate foi acionado seis horas após a localização da vítima, que foi identificada com o auxílio de um drone equipado com câmera térmica.
Tentativas de resgatar Bianca
De acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as equipes locais da gerência regional do Sul e da Concessionária Urbia Cânions Verdes mobilizaram-se prontamente após o acidente, iniciando as buscas assim que a menina foi localizada. Infelizmente, apesar dos esforços das autoridades, Bianca foi encontrada sem vida.
A nota divulgada pelo ICMBio expressou pesar pela tragédia e garantiu que o instituto continuará colaborando com as autoridades competentes nas investigações do caso.
Lamentações de autoridades e solidariedade à família
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também se manifestou em redes sociais, lamentando profundamente a perda e se solidarizando com os familiares da criança. Em sua mensagem, ela expressou condolências e reforçou o apoio do ICMBio às investigações sobre o acidente.
“Meu coração está com a família de Bianca. Aos pais e irmãos, meus sentimentos e a solidariedade neste momento de dor tão grande”, escreveu a ministra.
Por sua vez, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, prestou solidariedade à família de Bianca e fez questão de agradecer às forças de segurança pela dedicação durante o resgate, que foi realizado com condições extremamente difíceis. Leite ressaltou o trabalho incansável do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil, que desceram os 70 metros de altura, apesar das adversidades.
A dor de uma perda irreparável
Em um momento de grande consternação, o governador também transmitiu suas condolências aos familiares e amigos de Bianca: “Aos familiares e amigos da Bianca, nosso abraço, carinho e a nossa solidariedade em um momento tão doloroso”.
O trágico acidente, que abalou a comunidade local e turistas, deixa um vazio impossível de preencher, enquanto as autoridades seguem investigando as circunstâncias que levaram à fatalidade.