A atual novela da Record, Apocalipse, estreou há dois dias e já está sendo alvo de controvérsias por causa de sua forma de abordagem da igreja maligna. Isso porque ela conta com várias semelhanças com a tradicional igreja Católica, e como a maioria do público brasileiro segue essa vertente do Cristianismo, a novela foi alvo de críticas.
Nas redes sociais, muita gente protestou, afirmando que, por a Record ser ligada à Igreja Universal, foram utilizadas na seita demoníaca semelhanças aos religiosos do Vaticano, nas roupas e assessórios parecidos com os do Papa Francisco. Também usaram uma narração polêmica, que fez crescer ainda mais os comentários dos críticos em torno do assunto.
“Bem-vindo à Igreja da Sagrada Luz. São quase 1700 anos espalhando as trevas pelo mundo afora, mas, é claro, tudo muito bem elaborado para parecer divino. O engano é a minha especialidade”, diz o texto, sem citar o nome da igreja em questão. No entanto, várias comparações foram feitas e, desde então, muitos católicos aderiram a um boicote.
Outra semelhança com a Igreja Católica está na sede da igreja fictícia, localizada em Roma. Para completar, ainda existem boatos de que um pastor fará o papel de bonzinho e assim alertará todos, sendo julgado e perseguido. Escrita por Vivian de Oliveira, Apocalipse terá início na Nova Iorque da década de 1980, mas passará para os dias de hoje.
Lucas Medeiros/TV Foco