sexta-feira, 13, março 2026
Click News
ad1
ad2
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
Click News
No Result
View All Result
ad1
ad2
Casa Política

Bolsonaro continua internado em UTI com broncopneumonia e quadro acende alerta médico

Jeverson by Jeverson
13 de março de 2026
in Política
0
Bolsonaro será internado em Brasília para exames antes de cirurgia de hérnia

© Fernando Frazão/Agência Brasi

Share on FacebookShare on Twitter

Ex-presidente, que cumpre pena na Papudinha, foi transferido para hospital em Brasília após apresentar mal-estar e queda na saturação de oxigênio

Diagnóstico aponta infecção pulmonar nos dois pulmões

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 70 anos, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, nesta sexta-feira (13), após ser diagnosticado com broncopneumonia bacteriana bilateral, infecção que compromete bronquíolos e alvéolos pulmonares.

De acordo com boletim médico divulgado pela unidade hospitalar, Bolsonaro deu entrada apresentando febre elevada, sudorese intensa, calafrios e queda na saturação de oxigênio, sintomas que levaram à realização imediata de exames laboratoriais e de imagem.

O comunicado do hospital aponta que o quadro tem provável origem aspirativa, situação que ocorre quando líquidos do estômago são aspirados para as vias respiratórias.

“[Bolsonaro] foi submetido a exames de imagens e laboratoriais que confirmaram broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa. No momento, encontra-se internado, em unidade de terapia intensiva, em tratamento com antibioticoterapia venosa e suporte clínico não invasivo”, informou a nota assinada pelo cardiologista Brasil Caiado, pelo coordenador da UTI geral do DF Star, Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior, e pelo diretor-geral da instituição, Allisson B. Barcelos Borges.

Flávio Bolsonaro descreve quadro como o mais grave até agora

Em declaração a jornalistas no hospital, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que os médicos classificaram o episódio como o mais severo entre as internações recentes do ex-presidente, principalmente em razão da quantidade de líquido presente nos pulmões.

“Nunca o pulmão dele encheu de tanto líquido que veio da broncoaspiração, do líquido que vem do seu estômago. Isso é perigosíssimo, isso pode se alastrar para uma grande infecção. Graças a Deus, chegou aqui rápido, está ali sob fortes antibióticos”, declarou.

Segundo o parlamentar, Bolsonaro apresentou episódios de febre, calafrios e vômitos antes de ser encaminhado ao hospital.

Defesa e aliados reforçam pedido de prisão domiciliar

A internação reacendeu a pressão de familiares e advogados para que o ex-presidente seja autorizado a cumprir pena em prisão domiciliar por razões humanitárias.

Flávio Bolsonaro voltou a criticar a decisão judicial que mantém o pai em regime de custódia.

“Estão brincando com a vida do meu pai. Não dá mais para ficar com essa postura de achar que isso aqui é algum tipo de frescura, ou ficar com essa paranoia de que ele pode fugir. Cumpra-se a lei. O mínimo que ele deveria ter é essa domiciliar humanitária em casa, onde ele pode ter cuidado permanente da família, cuidado permanente técnico de enfermagem, onde possa estar num ambiente melhor. Porque está, mais uma vez, comprovado que onde ele está a tendência é que vá piorando o quadro de saúde dele.”

O advogado Paulo Cunha Bueno, responsável pela defesa do ex-presidente, também reiterou o pedido por meio de publicação nas redes sociais.

Segundo ele, a equipe jurídica tem insistido na necessidade de transferência para residência diante da gravidade do quadro clínico.

“A situação de hoje, que traz um sintoma grave, foi reiteradamente vaticinada inclusive em laudos recentes que instruíram o último pedido de prisão domiciliar, o qual foi sumariamente negado pelo ministro relator”, escreveu.

Moraes autoriza visitas e determina reforço na segurança hospitalar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro permaneça como acompanhante durante a internação e liberou visitas dos filhos do ex-presidente: Flávio, Carlos, Jair Renan e Laura.

Na decisão, Moraes afirmou que Bolsonaro apresentou mal-estar súbito dentro da unidade prisional, o que motivou a remoção para atendimento hospitalar.

“Na data de hoje, a direção do Núcleo de Custódia do 19º Batalhão da Polícia Militar informou que o apenado Jair Messias Bolsonaro apresentou quadro súbito de mal-estar em sua cela e que, após avaliação clínica inicial realizada no próprio local, foi constatada a necessidade de remoção hospitalar.”

O magistrado também determinou esquema de segurança permanente, com ao menos dois policiais militares posicionados na porta do quarto do hospital, além de equipes de vigilância dentro e fora da unidade.

“Está vedado o ingresso na unidade de terapia intensiva ou no quarto hospitalar de computadores, telefones celulares ou quaisquer dispositivos eletrônicos, salvo obviamente os equipamentos médicos, devendo a polícia assegurar o cumprimento da restrição”, estabeleceu Moraes.

Histórico de saúde e situação judicial

Relatório encaminhado pela Polícia Militar do Distrito Federal ao STF relata que Bolsonaro passou mal durante a madrugada em sua cela na Papudinha, sendo inicialmente atendido por equipe médica da própria unidade prisional antes da transferência para o hospital.

“Em cumprimento à recomendação médica foi prontamente mobilizada escolta policial, sendo realizada de imediato a condução do custodiado ao Hospital DF Star, onde permanece sob acompanhamento médico e escolta policial.”

A última internação do ex-presidente havia ocorrido em 1º de janeiro, quando ele passou por cirurgia de hérnia.

Bolsonaro cumpre pena após condenação por liderar uma trama golpista após as eleições de 2022. Ele foi preso em 22 de novembro, depois de violar as condições impostas pela Justiça ao romper a tornozeleira eletrônica. Inicialmente, a custódia ocorreu em sua residência, mas posteriormente ele foi transferido para a unidade prisional conhecida como Papudinha.

Em decisões anteriores, Moraes rejeitou pedidos da defesa para concessão de prisão domiciliar, argumentando que a estrutura da unidade prisional permite o acompanhamento médico necessário.

Segundo o ministro, o presídio dispõe de assistência médica permanente, unidade avançada do Samu e acesso à equipe médica particular do ex-presidente, o que, na avaliação do STF, garante condições adequadas de tratamento.

“As condições e adaptações específicas da unidade prisional atendem, integralmente, as necessidades do condenado, com a possibilidade e efetiva realização de serviços médicos contínuos, com múltiplos atendimentos diários, realização de sessões de fisioterapia, atividades físicas, assistência religiosa, além de garantir ao réu, em absoluta garantia do princípio da dignidade da pessoa humana, o recebimento de numerosas visitas de familiares, parentes, amigos e aliados políticos”, escreveu o relator.

Ainda de acordo com Moraes, os descumprimentos reiterados de medidas cautelares durante o processo e o resultado da perícia médica oficial não justificam a concessão de prisão domiciliar humanitária neste momento.

Tags: Alexandre de MoraesbroncopneumoniaHospital DF StarJair BolsonaroPolítica
Previous Post

Senador Canedo é destaque nacional em inovação tecnológica

Next Post

Homem agride mulher e causa fraturas após rejeição de cantada no Rio de Janeiro

Jeverson

Jeverson

Next Post
Homem agride mulher e causa fraturas após rejeição de cantada no Rio de Janeiro

Homem agride mulher e causa fraturas após rejeição de cantada no Rio de Janeiro

Prefeitura de Goiânia destina R$ 2,6 milhões a entidades sociais que atendem população vulnerável

Prefeitura de Goiânia destina R$ 2,6 milhões a entidades sociais que atendem população vulnerável

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Invalid slider ID or alias.

Recommended Reading

    TOP REVIEW

    Click News

    © 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

    Navegue em nosso Site

    • Home
    • Geral
    • Cidades
    • Economia
    • Política
    • Justiça
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Artigos
    • Polícia
    • Saúde

    Siga a Gente nas redes sociais!

    No Result
    View All Result
    • Home
    • Geral
    • Cidades
    • Economia
    • Política
    • Justiça
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Artigos
    • Polícia
    • Saúde

    © 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados.