ClickNews
Geral

Greve no ABC: Sindicatos lotam São Bernardo e exigem fim da escala 6×1

Redação
2 de maio de 2026 às 01:22
Compartilhar:
Greve no ABC: Sindicatos lotam São Bernardo e exigem fim da escala 6×1
Divulgação / Imagem Automática

São Bernardo do Campo (SP) — Milhares de trabalhadores e moradores do ABC paulista tomaram as ruas neste 1° de maio, em um ato simbólico no Paço Municipal que reuniu 26 sindicatos filiados à CUT para cobrar mudanças urgentes nas condições de trabalho e segurança das mulheres.

O evento, que misturou discursos políticos e música, foi marcado por uma festa sindical com a participação de três ministros do governo federal: Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Alexandre Padilha (Saúde) e Leonardo Sarchini (Educação). Entre as principais pautas, o fim da escala 6×1 — que obriga trabalhadores a laborar seis dias seguidos antes de descansar um — foi o centro das reivindicações.

Não aceitamos mais essa exploração!’, declarou um líder sindical durante o ato, enquanto faixas e cartazes denunciavam a precariedade laboral e a falta de políticas públicas que agravam a desigualdade. Além disso, a luta contra o feminicídio ganhou destaque, com falas que exigiram participação popular para combater o machismo estrutural.

O evento, que reuniu desde operários até estudantes, reforçou a unidade dos trabalhadores em um momento de crise econômica e social. ‘O Dia do Trabalhador não é só comemoração, é resistência!’, afirmou uma ativista durante o encerramento, enquanto a multidão cantava ‘O ABC não para!’.

Com a presença de autoridades e entidades, o ato deixou claro: a luta por direitos não para. A próxima etapa, segundo os sindicatos, será mobilizar ainda mais a classe trabalhadora para pressionar o governo e as empresas a cumprirem as demandas apresentadas.

O que você achou desta notícia?

Sua avaliação ajuda nossa redação a entregar o melhor conteúdo.