Estratégia municipal busca atingir 90% do público-alvo com busca ativa e vacinação em casa para pessoas com mobilidade reduzida
Com o objetivo de elevar a cobertura vacinal e proteger a população contra a Influenza, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia expandiu sua estratégia de imunização. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha disponibiliza 36 postos de atendimento e um serviço de vacinação domiciliar voltado a pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção.
Atendimento em domicílio e assistência
A iniciativa, que teve início em 28 de março, visa garantir que a proteção chegue aos grupos mais vulneráveis sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde. O agendamento para a aplicação da dose em casa pode ser realizado pelo telefone (62) 3545-5868, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O prefeito Leandro Vilela ressaltou a importância da ação para garantir o direito à saúde no município:
“Estamos levando a vacina até a casa das pessoas que não conseguem se deslocar. É uma ação que demonstra nosso cuidado com a população e nosso compromisso em evitar casos graves e internações”, afirma Leandro Vilela.
Locais de vacinação e logística da rede
Além das ações itinerantes e do projeto “Drive Xô Gripe”, a estrutura de rotina está dividida entre 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de imunização (funcionamento das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira) e a Central de Imunização, que opera de segunda a sábado, das 7h30 às 18h30, sem expediente em feriados e pontos facultativos.
O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, destacou a capilaridade das operações de prevenção:
“Nossas equipes estão preparadas e mobilizadas para alcançar todos os públicos prioritários, seja nas unidades, nas ações externas ou no atendimento domiciliar. A vacinação é a principal forma de prevenir agravamentos da gripe”, ressalta Alessandro Magalhães.
Cobertura e adesão dos grupos prioritários
A meta do município é imunizar aproximadamente 182 mil pessoas, englobando crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e profissionais de setores estratégicos como educação e segurança pública. A vacina oferecida é a versão trivalente, atualizada para combater as cepas que circulam no país.
Até o balanço divulgado no dia 25 de abril, o município registrou a aplicação de 25.195 doses, o que representa 23% da população-alvo. A coordenadora de Imunização do município, Renata Cordeiro, reitera o apelo para a procura pelas doses:
“A vacina é segura, atualizada e fundamental para reduzir complicações. É essencial que todos os grupos prioritários procurem a imunização o quanto antes”, pontua Renata Cordeiro.

Fotos: Jhonney Macena
Continue Lendo
O que você achou desta notícia?
Sua avaliação ajuda nossa redação a entregar o melhor conteúdo.




