Ferramenta digital conecta pets resgatados a novos tutores e reúne serviços gratuitos de proteção animal
Desde seu lançamento, em 4 de abril, o portal Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Senador Canedo, já resultou na adoção de 13 animais. A plataforma digital foi criada para aproximar os pets acolhidos pelo município de famílias interessadas em adotar, promovendo um processo mais rápido, seguro e acessível.
A iniciativa é coordenada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal, e integra a política pública de proteção e cuidado com os animais da cidade. O site também oferece uma série de serviços gratuitos, como agendamento de castração, vacinação, denúncias de maus-tratos e atendimentos veterinários, além do cadastro para adoção responsável.
Desde julho de 2024, com a abertura do Centro Municipal de Castração e do CATA (Centro de Acolhimento Temporário Animal), o município passou a operar o maior programa de castração gratuita de animais de rua em Goiás. Mais de 700 cães e gatos já foram castrados e microchipados, priorizando animais abandonados e os sob tutela de protetores devidamente cadastrados.
A próxima fase do projeto prevê a ampliação do atendimento para tutores que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), garantindo que famílias em situação de vulnerabilidade também tenham acesso gratuito aos serviços oferecidos.
Enquanto isso, o portal Bem-Estar Animal segue funcionando como uma ponte digital entre animais à espera de um lar e cidadãos que desejam adotar. Tudo pode ser feito com poucos cliques, facilitando o engajamento da população e promovendo o bem-estar dos pets resgatados..