O Autódromo Parque de Guaratiba, na Zona Oeste, terá investimento de mais de R$ 1,3 bilhão em recursos privados e um traçado de 4,7 km planejado para priorizar ultrapassagens e altas velocidades.
O projeto do Autódromo Parque de Guaratiba, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi oficialmente anunciado nesta quinta-feira (6) em um evento realizado na Cidade das Artes. Com um investimento previsto de mais de R$ 1,3 bilhão, totalmente proveniente da iniciativa privada, a nova instalação terá capacidade para receber cerca de 120 mil pessoas.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou da solenidade e expressou otimismo quanto aos prazos, destacando o novo momento para o calendário de velocidade da capital. “é tudo recurso privado. não tem um tostão de dinheiro público, do imposto que as pessoas pagam. portanto, a gente acredita muito nos prazos. estamos falando aqui de começar no primeiro trimestre de 2026. eu, como sou sempre uma pessoa zelosa com os prazos, eu imagino que em 2029 a gente vá ter esse autódromo pronto”, afirmou o prefeito.
Pista desenhada para a competição
O projeto será erguido em uma área que ultrapassa dois milhões de metros quadrados em Guaratiba. A pista principal terá 4,7 km de extensão e foi concebida para privilegiar a competição, apresentando um traçado com quatro retas, sendo duas principais paralelas, e dez curvas. O design permite uma alta média de velocidade, estimada em 241 km/h.
O circuito terá a versatilidade de ser adaptado para atender a 11 opções de categorias automobilísticas. O projeto é assinado por especialistas que desenvolveram os circuitos de Mandalika, na Indonésia, e Navarra, na Espanha.
Infraestrutura e impacto
A estimativa é que as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre de 2026, com prazo de conclusão de dois anos. A nova estrutura contará com toda a infraestrutura moderna necessária para grandes eventos, incluindo:
- Arquibancadas
- Estacionamento
- Heliponto
- Espaços para camarotes e lojas
- Estrutura completa de paddock e boxes
Thiago Nunes, integrante da equipe da Populous — empresa responsável pelo desenvolvimento das instalações permanentes —, comentou sobre o futuro do local: “o local certamente se tornará uma referência esportiva e dará sua contribuição para revitalizar o automobilismo internacional na região”.



