terça-feira, 23, setembro 2025
Click News
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
Click News
No Result
View All Result
Casa Justiça

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação e tentativa de abolição do Estado Democrático

Jeverson by Jeverson
22 de setembro de 2025
in Justiça
0
Eduardo Bolsonaro desafia Moraes e diz que só responderá a pedido oficial via governo dos EUA

Deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Share on FacebookShare on Twitter

Ministério Público aponta pressão sobre ministros do STF e mobilização internacional

Acusações detalhadas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o comentarista Paulo Figueiredo, imputando a ambos a prática continuada de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Segundo o órgão, os denunciados teriam atuado de forma coordenada para influenciar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de impedir a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Figueiredo em processos penais relacionados ao chamado “caso do golpe”.

Pressão internacional

O documento da PGR descreve que Eduardo Bolsonaro e Figueiredo buscaram apoio nos Estados Unidos para impor sanções pessoais a ministros do STF e medidas econômicas contra o Brasil, em uma estratégia de intimidação. As ações foram publicamente divulgadas por meio de entrevistas, redes sociais e transmissões ao vivo.

Conforme o texto da denúncia:
“Desde, pelo menos, momentos próximos ao recebimento da denúncia contra Jair Bolsonaro, que resultou na AP 2.668, até a presente data, os Senhores Eduardo Nantes Bolsonaro e Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, de maneira livre, consciente e voluntária, articularam sucessivas e continuadas ações voltadas a intervir no processo penal e no feito com denúncia pendente de análise contra o próprio Paulo Figueiredo.”

Episódios recentes

O documento cita que, em julho de 2025, quando autoridades norte-americanas anunciaram a suspensão de vistos de oito ministros do STF, Eduardo Bolsonaro comemorou a medida em suas redes sociais, agradecendo ao governo dos EUA e prometendo “muito mais por vir”.

Segundo a PGR, as ações tinham o objetivo de constranger os magistrados e gerar instabilidade, explorando a possibilidade de represálias externas. O procurador-geral, Paulo Gonet, afirmou que a estratégia visava “sobrepor os interesses da família Bolsonaro às normas do devido processo legal”. O relatório destaca, ainda, entrevista de Eduardo Bolsonaro em 5 de agosto de 2025, considerada um resumo das condutas denunciadas: ele teria se orgulhado de ter “colocado na mesa o único fator que está possibilitando sonhar com Bolsonaro não condenado, com Bolsonaro na corrida presidencial”.

Pedido de condenação e reparação

A PGR solicita que Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo sejam condenados às penas previstas para o crime de coação continuada, com determinação de valores para reparação dos danos causados. Paralelamente, nesta segunda-feira (22), o governo dos EUA anunciou novas sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, incluindo a esposa dele, Viviane Barci, e empresas familiares, com base na Lei Magnitsky.

Antecedentes de investigação

O deputado Eduardo Bolsonaro havia sido indiciado em agosto pela Polícia Federal, após apuração sobre sua atuação junto ao governo do presidente Donald Trump para pressionar autoridades americanas a tomar medidas contra ministros do STF e o governo brasileiro. Jair Bolsonaro também foi indiciado por enviar R$ 2 milhões via Pix ao filho nos EUA, caracterizando possível financiamento da coação. Paulo Figueiredo, que assessorava Eduardo Bolsonaro no exterior, igualmente foi indicado e deve responder à denúncia perante o STF.

Tags: Abolição do Estado de DireitoCoaçãoEduardo BolsonaroIndiciamentoJustiçaPGRSTF
Previous Post

Vitamina D pode retardar envelhecimento celular e contribuir para uma vida mais saudável

Next Post

Navio-aeródromo Atlântico dará apoio à COP 30 em Belém

Jeverson

Jeverson

Next Post
Navio-aeródromo Atlântico dará apoio à COP 30 em Belém

Navio-aeródromo Atlântico dará apoio à COP 30 em Belém

Aliados de Bolsonaro veem possibilidade de reversão da inelegibilidade no TSE

Aliados de Bolsonaro veem possibilidade de reversão da inelegibilidade no TSE

Mulher sobrevive após ser agredida e jogada em rio pelo namorado em Fátima do Sul

Mulher sobrevive após ser agredida e jogada em rio pelo namorado em Fátima do Sul

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CGA-0003-25---WEB-BANNER-728x90px

Recommended Reading

    TOP REVIEW

    Click News

    © 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

    Navegue em nosso Site

    • Home
    • Geral
    • Cidades
    • Economia
    • Política
    • Justiça
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Artigos
    • Polícia
    • Saúde

    Siga a Gente nas redes sociais!

    No Result
    View All Result
    • Home
    • Geral
    • Cidades
    • Economia
    • Política
    • Justiça
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Artigos
    • Polícia
    • Saúde

    © 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados.