ClickNews
Cidades

Prefeitura de Goiânia lança Concurso Culinário para valorizar merendeiras da rede municipal

João
17 de junho de 2026 às 11:03
Compartilhar:
Prefeitura de Goiânia lança Concurso Culinário para valorizar merendeiras da rede municipal

Fotos: Divulgação/SME

Iniciativa liderada por Sandro Mabel visa premiar receitas criativas e saudáveis que possam ser replicadas no cardápio escolar

Estímulo à nutrição infantil e diretrizes de boas práticas nas instituições de ensino

A administração pública da capital goiana formalizou um novo mecanismo para o aprimoramento da política de segurança alimentar no ambiente escolar. O prefeito Sandro Mabel oficializou, nesta quarta-feira (17), o lançamento do projeto “Sabor que Educa – Excelência na Alimentação Escolar”. O evento institucional ocorreu nas instalações da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Lousinha, localizada no Residencial Itamaracá. Idealizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a iniciativa consiste em um concurso estruturado para premiar merendeiras e manipuladores de alimentos, tendo como diretriz o fortalecimento da cultura de nutrição saudável e o estímulo à inovação técnica nas cozinhas escolares.

A ação governamental busca dar visibilidade e reconhecimento ao corpo funcional responsável pelo suporte logístico e nutricional dos discentes. De acordo com o chefe do Executivo, o certame funcionará como um celeiro de ideias para a modernização das refeições diárias: “É uma forma de reconhecer aqueles que transformam alimento em acolhimento e desenvolvimento das crianças nas escolas. Além de incentivar a criação de novas receitas mais criativas e nutritivas, que poderão ser incorporadas ao cardápio semanal. Ao final de tudo, quem ganha, realmente, são os alunos”. A comissão avaliadora pautará o julgamento técnico em critérios rígidos, englobando a palatabilidade, o grau de criatividade, o cumprimento de protocolos sanitários de manipulação e a viabilidade operacional de reprodução em escala na rede municipal.

O regulamento do projeto foi alinhado aos preceitos norteadores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O escopo do edital preconiza o aproveitamento integral dos insumos, o reforço de hábitos higiênico-sanitários rígidos, a introdução de novos arranjos de cardápio e o resgate da identidade gastronômica do cerrado goiano. Os concorrentes disputarão o certame organizados em duplas compostas por servidores vinculados à mesma unidade de ensino. Uma das exigências técnicas primordiais é que as criações culinárias priorizem ingredientes in natura ou que tenham passado apenas por processos mínimos de beneficiamento industrial.

Aporte financeiro nas unidades e cronograma das etapas eliminatórias

Para garantir a sustentabilidade e a viabilidade técnica das novas propostas alimentares, a gestão municipal iniciou uma reestruturação nas verbas de custeio destinadas à subsistência das cantinas. A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, pontuou as metas do município quanto à padronização e à descentralização dos recursos financeiros ao relatar: “Nós precisamos de boas receitas, que as crianças gostem e que a gente consiga replicar para a rede inteira. Esta é uma preocupação do prefeito Mabel e, por isso, começamos a aumentar o valor do repasse para todas as escolas. Inclusive, teve unidade, onde as crianças são maiores, em que nós chegamos a aumentar mais de 50% o valor”. Faria detalhou que a competição passará por um funil seletivo composto por análises documentais e avaliações práticas regionais antes do desfecho técnico.

A dimensão social do projeto transcende o aspecto puramente competitivo, tocando no papel pedagógico da escola como agente de transformação de hábitos familiares. A gerente de projetos da SME e idealizadora do concurso, Maria da Luz Santos Ramos, contextualizou a vulnerabilidade socioeconômica de parte do público assistido, pontuando que “tem criança que, inclusive, come na escola e não come em casa. Na escola, ela aprende a comer verduras e frutas e, muitas vezes, em casa ela não se alimenta adequadamente. Então essa é a grande sacada, oferecer uma alimentação saudável e de qualidade para o desenvolvimento das nossas crianças”.

O fluxo cronológico da disputa prevê o afunilamento das inscrições para selecionar as dez composições culinárias de maior destaque. Estas disputarão as semifinais nos meses de agosto e setembro, distribuídas por cada Coordenadoria Regional de Educação. Nessas etapas, os profissionais disporão de um tempo fixado em 1h30 para a execução prática e empratamento de sua receita única. Desse bloco, sairão as duas duplas finalistas que travarão o duelo definitivo em outubro, período planejado para coincidir com as celebrações oficiais do Dia da Merendeira.

Engajamento do corpo funcional e repercussão no parlamento municipal

Entre os servidores lotados na unidade que sediou o lançamento, o clima é de entusiasmo e foco no aperfeiçoamento profissional. A merendeira Marcilene Aparecida Barbosa encarou a competição como um fator de engajamento técnico para a rotina diária, registrando que “a gente já serve para eles com qualidade todo dia, mas para concorrer a gente está fazendo com mais excelência ainda”. Para a profissional, a equação mais complexa reside em equalizar o teto orçamentário público ao paladar seletivo dos estudantes da primeira infância, concluindo que “tem que ter um carinho ali, amor e dedicação para entregar um prato de qualidade”.

Sua colega de bancada, Domingas Leite da Silva Azevedo, chancelou a visão vocacional da profissão e demonstrou otimismo em relação à participação no certame municipal: “Me sinto muito incentivada porque a gente não cozinha por cozinhar, a gente cozinha por amor. A gente gosta de cozinhar e de fazer a comida das crianças. Tô bem animada com esse projeto. Vou ver o que eu posso fazer pra melhorar a comida e chegar à vitória”.

O evento contou com o acompanhamento de representantes do Poder Legislativo municipal, que chancelaram o direcionamento das prioridades orçamentárias adotado pela atual administração. O vereador Pedro Azulão Jr resgatou o histórico de atuação do atual prefeito para validar as ações em curso na pasta de ensino, asseverando: “Convivo com o prefeito Sandro Mabel há mais de 20 anos, quando ele ainda era deputado federal. E se tem uma coisa que aprendi com ele é que educação tem que ser prioridade em todo lugar. Ele já está fazendo muito pelas escolas municipais”.

Palavras-chave: Prefeitura de Goiânia Concurso Sabor que Educa, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Giselle Faria, Alimentação Escolar, Merendeiras de Goiânia, Nutrição Infantil.

O que você achou desta notícia?

Sua avaliação ajuda nossa redação a entregar o melhor conteúdo.