segunda-feira, 14, julho 2025
Click News
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
Click News
No Result
View All Result
Casa Justiça

Corrupção no STJ: sobrinho de governador do TO é preso em operação da PF

Administrador by Administrador
18 de março de 2025
in Justiça
0

Foto Reprodução REDETV

Share on FacebookShare on Twitter

Ação da PF foca em assessor de procurador de Justiça; governador do TO não é investigado

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18), uma nova fase da Operação Sisamnes, desta vez no Tocantins, com o objetivo de investigar o possível vazamento de informações sigilosas sobre investigações conduzidas sob a supervisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Durante a ação, os agentes federais cumpriram um mandado de prisão contra Thiago Barbosa de Carvalho, assessor do procurador de Justiça Ricardo Vicente da Silva, do Ministério Público Estadual do Tocantins, e sobrinho do governador do estado, Wanderlei Barbosa (Republicanos). O chefe do Executivo estadual, no entanto, não é alvo da operação.

Além da prisão, a PF executou quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Thiago e ao procurador. As medidas foram determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin. Até o momento, a defesa de Thiago não se manifestou, e o Ministério Público do Tocantins informou que ainda não teve acesso à decisão judicial, motivo pelo qual não comentará o caso no momento.

Rede clandestina e crimes investigados

As investigações apontam a existência de uma rede clandestina dedicada ao monitoramento, comércio e repasse de informações confidenciais sobre o andamento de operações policiais, o que teria comprometido a efetividade das investigações.

Entre as medidas cautelares impostas, estão o afastamento de funções públicas, proibição de contato entre os envolvidos, restrição para deixar o país e o recolhimento de passaportes. Os investigados poderão responder por crimes como obstrução de justiça, violação de sigilo funcional e corrupção ativa e passiva.

Origem da investigação e fase anterior da operação

A Operação Sisamnes teve sua primeira fase deflagrada em novembro de 2024, quando foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e um de prisão. Entre os alvos estavam advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados suspeitos de envolvimento na venda de decisões judiciais.

Na ocasião, foram determinadas medidas contra desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), além de assessores dos ministros do STJ Isabel Gallotti e Og Fernandes—Daimler Alberto de Campos e Rodrigo Falcão de Oliveira Andrade, respectivamente—, além de Márcio José Toledo Pinto, que atuou em diversos gabinetes da Corte.

O único alvo de prisão preventiva foi Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como lobista responsável por intermediar interesses ilícitos entre advogados e servidores públicos. Segundo a Polícia Federal, os investigados solicitavam pagamentos para garantir decisões favoráveis em processos judiciais e também negociavam o vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes sobre operações policiais.

Assassinato de advogado e relação com o STJ

As suspeitas de irregularidades no STJ surgiram após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023, em Mato Grosso. O crime levou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a afastar dois desembargadores do TJ-MT.

Durante a investigação do homicídio, mensagens encontradas no celular do advogado indicaram um suposto esquema de venda de decisões dentro da Corte, envolvendo pelo menos quatro gabinetes de ministros do STJ.

A Polícia Federal segue aprofundando as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

Tags: JustiçaMT.TOPolicia FederalSTJVenda de Sentenças
Previous Post

Prefeito Sandro Mabel acompanha obras de revitalização na Avenida Castelo Branco

Next Post

Aparecida de Goiânia recebe edição especial do Goiás Social Mulher com serviços gratuitos

Administrador

Administrador

Next Post
Aparecida de Goiânia recebe edição especial do Goiás Social Mulher com serviços gratuitos

Aparecida de Goiânia recebe edição especial do Goiás Social Mulher com serviços gratuitos

Com isenção para quem ganha até R$ 5 mil, 10 milhões de brasileiros deixarão de pagar IR

Com isenção para quem ganha até R$ 5 mil, 10 milhões de brasileiros deixarão de pagar IR

Deputado Eduardo Bolsonaro comunica afastamento do cargo e permanência nos EUA

Deputado Eduardo Bolsonaro comunica afastamento do cargo e permanência nos EUA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement Banner

Recommended Reading

  • Expo Rio Verde tem espaço dedicado à adoção responsável de pets

    Expo Rio Verde tem espaço dedicado à adoção responsável de pets

    547 shares
    Share 219 Tweet 137

TOP REVIEW

Click News

© 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

Navegue em nosso Site

  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde

Siga a Gente nas redes sociais!

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde

© 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados.