Homenagem às Mulheres
“Estaremos sempre juntos levantando essa bandeira da luta pela proteção às mulheres. Não iremos tolerar mais, de forma alguma, qualquer tipo de violência contra as mulheres, seja verbal ou não verbal”, afirmou o prefeito Vilela.
Prefeito reafirma compromisso contra a violência: “Não vamos tolerar nenhum tipo de agressão contra a mulher”.
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, prestou homenagem às mulheres do município nesta segunda-feira (10), durante uma sessão solene na Câmara Municipal. O evento contou com a presença da primeira-dama Lana Bezerra e da secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, que representaram as profissionais da administração municipal.
A solenidade, conduzida pelo presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo, prestigiou 130 mulheres que atuam em diversas áreas, incluindo o setor público, o meio empresarial, profissões liberais e organizações não-governamentais. O vice-prefeito João Campos também participou do encontro, reforçando a prioridade da atual gestão na valorização feminina e na ampliação da participação das mulheres nos espaços de decisão.
“Estaremos sempre juntos levantando essa bandeira da luta pela proteção às mulheres. Não iremos tolerar mais, de forma alguma, qualquer tipo de violência contra as mulheres, seja verbal ou não verbal”, afirmou o prefeito Vilela.
A primeira-dama Lana Bezerra ressaltou o apoio do gestor às iniciativas voltadas à valorização da mulher e destacou a evolução dos direitos femininos. “As mulheres adquiriram o direito ao voto só há 91 anos, e isso é muito pouco. Mas é um passo de cada vez, mostrando a nossa capacidade técnica, o nosso valor, para, juntas, construirmos um país melhor”, pontuou.
Presente à cerimônia, a deputada federal Sylvie Alves alertou sobre os alarmantes índices de violência contra a mulher no país. Segundo ela, 21,6 milhões de mulheres brasileiras foram vítimas de algum tipo de violência no último ano. “As estatísticas são grosseiras, horripilantes. Por isso, hoje, nós não temos o que comemorar, além de mudar”, afirmou.
A única mulher na Câmara Municipal de Aparecida, vereadora Camila Rosa, reforçou a necessidade de políticas públicas eficazes e questionou: “Se hoje nós, para sobreviver, já enfrentamos barreiras com todas as políticas públicas implementadas, imagine há 100 anos atrás”.
Já a secretária Mayara Mendanha destacou o compromisso da gestão Vilela com a implementação de políticas públicas para amparar as mulheres aparecidenses. “Que nesta noite, você, mulher, seja tomada por essa força, por essa ousadia e por essa intrepidez que vem de Deus”, declarou.
Autoridades presentes
Também participaram do evento o deputado estadual Veter Martins; a delegada Cybelle Tristão; as secretárias Carolina Araújo (Políticas Públicas para as Mulheres), Wilma Almeida (Trabalho), Pollyana Borges (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Professora Núbia Farias (Educação), Márcia Tinoco (AparecidaPrev) e Millene Baldy (Relações Institucionais); os secretários Vanilson Bueno (Articulação Política) e Sandro Oliveira (Articulação Metropolitana); e os vereadores Almeidinha, Mazinho Baiano, Mazinho Madre Germana, Ataídes Neguinho, Rogério Almeida, Thales de Castro, Roberto Chaveiro, Isaac Martins, Professor Clusemar, Rosinaldo Boy, Lipe Gomes, Neto Gomes, Tatá Teixeira, Wegney Costa, Cristiano Zoi, Arnaldo Leite, Felipe Cortez e Dieyme Vasconcelos.
Iniciativas da gestão Vilela em prol das mulheres
Mais mulheres em cargos estratégicos
A administração municipal ampliou a presença feminina no alto escalão do governo. Atualmente, sete mulheres ocupam postos no primeiro escalão, além de muitas outras em posições de liderança.
Circuito das Mulheres
Sob iniciativa da primeira-dama Lana Bezerra, o evento ocorreu no último domingo (9), promovendo bem-estar e arrecadando alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. A ação contou com corrida de 5 km e caminhada, reunindo mais de 800 participantes.
Delegacia da Mulher 24 horas
Atendendo a uma solicitação da gestão municipal, o Governo de Goiás determinou que a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Aparecida passe a operar 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Rede de apoio às mulheres
Por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, foi criada a Rede de Proteção à Mulher, com o objetivo de coordenar ações para garantir a segurança e os direitos das cidadãs aparecidenses.
Edição especial do Goiás Social
Nos dias 20 e 21 de março, o programa Goiás Social promoverá uma edição especial em Aparecida para atender mulheres em situação de vulnerabilidade e fomentar a inclusão social.
Palestra da Patrulha Maria da Penha
Gestores escolares da rede municipal participarão, no dia 17 de março, de um encontro no Anfiteatro Municipal sobre combate à violência doméstica e formas de apoio às vítimas.
Capacitação profissional feminina
Em parceria com a Secretaria da Retomada, serão oferecidos cursos gratuitos para mulheres em áreas como corte e costura, manicure e cabeleireira. As inscrições ocorrerão durante a edição do Goiás Social.
Programa Nascer Aparecida
Nos primeiros 100 dias da gestão, está em fase de elaboração um projeto de lei para instituir o programa Nascer Aparecida, que incentivará gestantes a realizarem o pré-natal, reforçando o cuidado com a saúde materno-infantil.