“O maior susto foi quando começaram os ataques com mísseis. Recebíamos os alertas por um aplicativo no celular, o primeiro sinal nos colocava em estado de atenção, e o segundo indicava que devíamos ir imediatamente para o abrigo mais próximo. Como militar, procurei manter o equilíbrio”, relatou a vice-prefeita.
Coronel Cláudia Lira participou de evento sobre inovação municipal e enfrentou dias de tensão devido aos ataques entre Irã e Israel; viagem foi custeada pelo governo israelense
A vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia Lira, concedeu entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (18/6) no Aeroporto Santa Genoveva, após desembarcar de uma missão oficial a Israel. Ela integrou uma comitiva de autoridades municipais brasileiras que participou da Muniexpo 2025, um evento internacional sobre inovação e gestão pública municipal promovido pelo governo israelense. A vice-prefeita vivenciou dias de tensão devido aos recentes conflitos entre Irã e Israel, mas destacou que a viagem foi integralmente custeada pelo governo israelense, sem ônus para o município de Goiânia.
Durante a permanência da comitiva, a situação no Oriente Médio se agravou rapidamente. Como medida de proteção, a vice-prefeita e os demais integrantes do grupo permaneceram em estado de alerta, abrigados em bunkers de segurança. As autoridades deixaram Israel com apoio do governo local, atravessando a fronteira com a Jordânia, de onde seguiram para a Arábia Saudita. O retorno ao Brasil incluiu escalas na Espanha, Cabo Verde (África) e Natal.
“O maior susto foi quando começaram os ataques com mísseis. Recebíamos os alertas por um aplicativo no celular, o primeiro sinal nos colocava em estado de atenção, e o segundo indicava que devíamos ir imediatamente para o abrigo mais próximo. Como militar, procurei manter o equilíbrio”, relatou a vice-prefeita. “A sensação agora é de alívio. Foi uma experiência extrema, fora da nossa rotina, mas que atravessamos com serenidade. Graças a Deus, estamos de volta”, afirmou.
O foco da missão e o aprendizado para Goiânia
A vice-prefeita Coronel Cláudia Lira participou da missão oficial em Israel a convite da Agência de Cooperação Internacional Mashav, com foco em temas como segurança pública, planejamento urbano e desenvolvimento. A comitiva brasileira também marcou presença na Muniexpo, uma feira internacional de tecnologia voltada para cidades inteligentes.
“Quero deixar claro que todos os custos foram arcados pelo governo de Israel: passagens, hospedagem, alimentação, visitas técnicas e inscrições. Não houve custo para a Prefeitura de Goiânia. Infelizmente, por causa do conflito, algumas visitas foram canceladas, mas conseguimos cumprir boa parte da programação. Tivemos contato com tecnologias avançadas, como sistemas de alerta, câmeras inteligentes e ferramentas de defesa civil. Inclusive, o aplicativo de alarme que usamos lá pode ser adaptado para ações emergenciais aqui em Goiânia. Agora, nosso compromisso é transformar esse aprendizado em ações concretas aqui em Goiânia. Essa experiência foi enriquecedora, e queremos usá-la para fazer a diferença”, explicou a vice-prefeita.