Regra começa a valer em abril e reforça política de reciprocidade na concessão de vistos
A exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália voltará a valer a partir de 10 de abril, quando expira o prazo do decreto que prorrogava a isenção do documento. Com isso, viajantes desses países precisarão apresentar visto válido nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres brasileiras.
Até o momento, o governo brasileiro, através dos ministérios do Turismo e das Relações Exteriores, não informou se há possibilidade de uma nova prorrogação da isenção.
Caso a exigência entre em vigor, os cidadãos dessas nacionalidades poderão solicitar o visto eletrônico (e-Visa) por meio do site do Itamaraty. O documento custará US$ 80,90 e permitirá múltiplas entradas no Brasil, com validade de 10 anos para norte-americanos e de 5 anos para canadenses e australianos. O e-Visa será concedido para viagens com fins de turismo, trânsito ou negócios e terá limite de permanência de até 90 dias.
Inicialmente, a retomada da exigência de visto também incluía o Japão. No entanto, em 2023, Brasil e Japão firmaram um acordo bilateral baseado no princípio da reciprocidade, isentando mutuamente seus cidadãos da necessidade de visto para turismo. A medida tem validade até setembro de 2026 e permite estadas de até 90 dias em ambos os países.