Colisão deixou 16 mortos e 18 feridos; entre as vítimas estava um brasileiro já liberado do hospital
Uma turista suíça conseguiu salvar a vida do filho de três anos durante o acidente com o bondinho do Elevador da Glória, em Lisboa, nesta quinta-feira (4). Ao perceber que o veículo seria atingido por outro que havia descarrilado, Rasha Abdul lançou a criança pela janela para o marido, que já havia saltado.
Em entrevista à Sky News, a turista relatou que passava férias em Portugal com a família quando, durante o passeio, notou o bonde vindo “em alta velocidade”. O marido conseguiu se lançar pela janela e, em seguida, ela entregou o filho. “Tínhamos medo de que ele batesse na gente. O fato de ele ter batido ali [na esquina] nos salvou. Quando saí, tudo estava empoeirado e embaçado”, contou.
Segundo Abdul, o menino ficou “chocado e chorando” após o impacto. Ele foi levado a um hospital para avaliação médica e já recebeu alta.

As equipes de resgate e bombeiros estão trabalhando incansavelmente no local do trágico descarrilamento do teleférico da Glória, em Lisboa, Portugal, ocorrido em 3 de setembro de 2025. Foto: Zed Jameson/Anadolu via Getty Images.
Dinâmica do acidente
O choque ocorreu por volta das 18h, no horário local (14h em Brasília). Pelo menos 16 pessoas morreram e outras 18 ficaram feridas. Entre os feridos estava um brasileiro, que foi socorrido e liberado após atendimento.
As circunstâncias do descarrilamento estão sendo investigadas pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF). Equipes de resgate seguem atuando no local para retirar vítimas presas às ferragens.
Patrimônio histórico e turístico
Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória transporta mais de 3 milhões de passageiros por ano. A estrutura centenária conecta a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto e é considerada um dos principais pontos turísticos da capital portuguesa.



