O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que anunciará tarifas de 25% sobre as importações de alumínio e aço, produtos que fazem parte das exportações brasileiras para o país.
A medida deve ser oficializada nesta segunda-feira, 10. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) informou que não irá se manifestar sobre o assunto.
Trump também declarou que, na terça ou quarta-feira, deve divulgar tarifas recíprocas para nações que “tiram vantagem” dos Estados Unidos.
Em entrevista a jornalistas a bordo do avião presidencial, enquanto se dirigia ao Super Bowl, o republicano explicou que os EUA passarão a aplicar taxas equivalentes às impostas por seus parceiros comerciais. “Não afetará todos os países, pois alguns já possuem tarifas similares; mas para aqueles que estão tirando vantagem dos EUA, aplicaremos reciprocidade”, declarou.
Anteriormente, Trump ameaçou o Canadá e o México com tarifas de 25%, mas em 3 de fevereiro concedeu a ambos um adiamento de 30 dias. Além disso, anunciou uma tarifa de 10% sobre importações chinesas.
Enquanto isso, a China colocou em vigor, neste domingo, 9 (ou segunda-feira, 10, no horário de Pequim), suas tarifas retaliatórias sobre produtos americanos, intensificando as disputas comerciais entre as duas potências econômicas.