Declaração de Trump ocorre em meio a escalada de tensão e trocas de acusações entre Washington e Moscou
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (27) que o presidente russo, Vladimir Putin, “está brincando com fogo”. A afirmação foi feita por Trump em sua rede social, a Truth Social, e ocorre após intensos ataques da Rússia à Ucrânia nos últimos dias.
“O que Vladimir Putin não entende é que, se não fosse eu, muitas coisas muito más já teriam acontecido à Rússia. Ele está brincando com fogo”, escreveu Trump.
A troca de acusações entre Donald Trump e o Kremlin se intensificou após a Rússia ter lançado grandes ataques com drones e mísseis contra a Ucrânia. Segundo a força aérea ucraniana, o país foi atingido, na madrugada de domingo, por um ataque de 367 projéteis, incluindo 69 mísseis e 298 drones, seguindo outros ataques maciços na noite anterior.
Na segunda-feira, o ex-presidente norte-americano já havia afirmado que Putin “ficou completamente louco” e alertou que qualquer tentativa de conquistar todo o território ucraniano levaria “à queda” da Rússia. Contudo, Trump também dirigiu críticas ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por “não fazer nenhum favor ao seu país ao falar da forma como fala”.
Em resposta, a presidência russa afirmou que Putin toma as decisões necessárias para garantir a segurança do país e classificou as declarações de Trump como motivadas mais por “emoções” do que pela razão.
É relevante notar que, há uma semana, Trump se reuniu por telefone com o homólogo russo por quase duas horas, mostrando-se positivo e excluindo qualquer pressão adicional sobre Moscou na ocasião.