Proposta do presidente da Câmara, Romário Policarpo, visa fortalecer a identidade urbana e estimular o uso do transporte coletivo em dias de jogos
“Os clubes de futebol concordam em ceder os nomes dos times para os terminais, porque isso reforça a identidade deles com a capital, e o poder público apoia a proposta por entender que ela vai aumentar o interesse da iniciativa privada pela concessão dos equipamentos”, afirmou o vereador Romário Policarpo.
O vereador Romário Policarpo (PRD), presidente da Câmara Municipal de Goiânia, apresentou um projeto de lei que propõe a inclusão dos nomes dos principais clubes de futebol da capital nas denominações de três terminais de ônibus. A medida não altera os nomes atuais, mas os complementa com referências às agremiações esportivas.
A escolha dos terminais se deu com base na proximidade das estruturas com os respectivos estádios. Com isso, o Terminal Isidória passaria a se chamar Terminal Isidória – Goiás Esporte Clube; o Terminal Praça da Bíblia seria renomeado para Terminal Praça da Bíblia – Vila Nova Futebol Clube; e o Terminal Praça A adotaria o nome Terminal Praça A – Atlético Clube Goianiense.
Segundo Policarpo, os projetos foram elaborados após consulta e aprovação das diretorias dos três clubes envolvidos, além do apoio do governador Ronaldo Caiado (União) e do prefeito Sandro Mabel (União). O parlamentar destaca que a proposta busca valorizar os espaços públicos e incentivar o uso do transporte coletivo em dias de partidas, contribuindo para a redução de congestionamentos.
“Os clubes de futebol concordam em ceder os nomes dos times para os terminais, porque isso reforça a identidade deles com a capital, e o poder público apoia a proposta por entender que ela vai aumentar o interesse da iniciativa privada pela concessão dos equipamentos”, afirmou o vereador.
A Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC), responsável pela gestão dos terminais, já concluiu as obras de reforma nas unidades da Praça da Bíblia e Isidória. A estação da Praça A ainda está em processo de requalificação. A RMTC, composta pelo governo estadual, prefeituras e empresas operadoras, pretende conceder os terminais à iniciativa privada.
Policarpo também observa que a prática de associar nomes de clubes a estações de transporte já ocorre em outras cidades brasileiras e em metrópoles internacionais. “Os clubes têm marcas poderosas e, ao vinculá-las aos terminais, ajudam a valorizar esses espaços. A iniciativa privada se interessa mais quando há uma identidade forte envolvida, e isso também gera benefícios à própria cidade”, declarou.
O parlamentar reforça que a proposta tem como foco inicial estimular o deslocamento dos torcedores por meio do transporte público. “A principal ideia nesse primeiro momento é estimular que o torcedor utilize o transporte público para ir aos estádios. Goiânia está um pouco na contramão disso. Em outras cidades há linhas criadas exclusivamente para atender os estádios em dias de jogos, o que evita o transtorno no trânsito”, concluiu.
