Nova base operacional da SET busca ampliar eficiência no ordenamento viário e facilitar atendimento à população
“Nós contratamos uma equipe de engenharia de trânsito e estamos mudando Goiânia com medidas simplificadas, que não demandam grandes investimentos, mas que vão dando soluções para o trânsito”, afirmou. Segundo ele, a localização estratégica do imóvel facilitará o deslocamento das equipes e a prestação de serviços à população. “Faremos uma grande mudança no Centro, já iniciamos, e isso depende tanto da presença do poder público quanto de iniciativas privadas”, detacou o prefeito Sandro Mabel.
A prefeitura de Goiânia oficializou nesta sexta-feira (22) a cessão de uso de um imóvel localizado na Rua 67, no Setor Central, que será transformado em ponto de apoio para equipes da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET). O espaço, cedido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por um período de dez anos e sem custos de aluguel, tem como objetivo fortalecer a presença dos agentes na região central da capital e otimizar a organização do tráfego.
Durante a assinatura do termo, o prefeito Sandro Mabel destacou a importância da medida para a mobilidade urbana. “Nós contratamos uma equipe de engenharia de trânsito e estamos mudando Goiânia com medidas simplificadas, que não demandam grandes investimentos, mas que vão dando soluções para o trânsito”, afirmou. Segundo ele, a localização estratégica do imóvel facilitará o deslocamento das equipes e a prestação de serviços à população. “Faremos uma grande mudança no Centro, já iniciamos, e isso depende tanto da presença do poder público quanto de iniciativas privadas”, completou.

A iniciativa integra o plano de revitalização da região central, que inclui ações voltadas à habitação, serviços e lazer. “Nós precisamos colocar mais pessoas para viver no Centro. Hoje temos cerca de nove mil moradores, mas a meta é chegar a 25 mil. Levamos melhorias como iluminação, serviços, segurança, e já percebemos novos empreendimentos, clínicas, bares e restaurantes, a exemplo da Rua do Lazer. Tenho certeza de que essa parceria vai ajudar muito na reconquista do Centro de Goiânia”, declarou Mabel.
O presidente do TCM, Joaquim de Castro, elogiou a gestão municipal e reforçou o apoio institucional. “Tem o nosso respeito, admiração e confiança de que resolverá os problemas da prefeitura. Pode contar conosco, pois sabemos que quem ganha com isso é a população. Temos uma confiança enorme nesta gestão, o trânsito já melhorou substancialmente”, disse.
De acordo com o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, o novo ponto de apoio permitirá melhores condições de trabalho aos agentes e maior agilidade nas operações. “É uma oportunidade para estarmos mais próximos da população, com equipes trabalhando em três turnos. Esse ponto de apoio agiliza o atendimento e as resposta para a sociedade”, afirmou. A SET já conta com outras três bases operacionais: PA Castelo (Avenida Castelo), PA Serrinha (Avenida Laudelino Gomes) e PA Campinas, no Mercado de Campinas.
Michel Faria, agente da SET e coordenador da divisão de Área Azul, ressaltou os benefícios da nova estrutura. “Os próprios comerciantes também pedem para que os clientes tenham vaga disponível, então a gente fiscaliza a Área Azul para que a rotatividade aconteça”, explicou. Ele também destacou a importância do espaço para o bem-estar dos servidores. “O ponto de apoio serve para ter um sanitário, um lugar para se alimentar e descansar. Dessa forma, o servidor consegue manter a qualidade do trabalho”, concluiu.
