“O desempenho histórico do setor de serviços em março é reflexo direto das políticas públicas adotadas em Goiás, com foco no fortalecimento da infraestrutura, atração de investimentos e estímulo à atividade empresarial. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo ao investir no setor que mais gera empregos em todas as regiões do estado”, afirma o Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Avanço de 3,1% representa a terceira maior alta do país no mês; em relação a março de 2024, o salto foi de 7,7%
Goiás apresentou em março de 2025 um desempenho recorde no setor de serviços, com alta de 3,1% na comparação com o mês anterior, já descontados os efeitos sazonais. O resultado é o melhor para o mês de março desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), iniciada pelo IBGE em 2011, e representa a terceira maior taxa de crescimento estadual no país.
Na comparação anual, o avanço foi ainda mais expressivo: 7,7% em relação a março de 2024, o maior crescimento registrado nos últimos 19 meses. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Joel de Sant’Anna Braga Filho, os números refletem o acerto da atual política econômica do estado. “O desempenho histórico do setor de serviços em março é reflexo direto das políticas públicas adotadas em Goiás, com foco no fortalecimento da infraestrutura, atração de investimentos e estímulo à atividade empresarial. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo ao investir no setor que mais gera empregos em todas as regiões do estado”, afirmou.
Transporte impulsiona resultado
Entre os segmentos analisados, o grupo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio teve a maior contribuição para o crescimento do setor em relação a março de 2024, com expansão de 13,7%. Este é o melhor desempenho desde agosto de 2023, quando o índice alcançou 17,5%. O grupo abrange serviços como transporte rodoviário de cargas e passageiros, transporte aquaviário e aéreo, armazenagem, atividades postais e logística em geral.
Outros setores também apresentaram crescimento significativo. Os serviços prestados às famílias, que incluem atividades como hospedagem e alimentação, avançaram 10,4%. Já o grupo outros serviços, que engloba desde gestão de resíduos até serviços imobiliários e apoio ao agronegócio, teve alta de 5,3%. O setor de informação e comunicação registrou crescimento mais modesto, de 0,4%.
Turismo também em expansão
O setor de atividades turísticas cresceu 2,9% em Goiás na passagem de fevereiro para março, o nono melhor desempenho entre os estados, na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6,9%.
Os dados acumulados no ano e nos últimos 12 meses também são positivos: 5,8% e 5,5%, respectivamente, demonstrando a recuperação contínua do setor turístico no estado.