Cemitério Parque recebe muro e calçada após mais de uma década de espera; Cemitério Santana tem fachada restaurada e zeladoria intensificada
“O Cemitério Parque tinha uma demanda grande. Há mais de 10, 12 anos que a gente escuta falar desse muro, que iam levantar o muro, mas não foi feito. Nós pegamos firme para arrumar os cemitérios como um todo, e eu falei que queria esse muro de pé antes do Dia de Finados”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, realizou neste sábado (25.out.2025) a entrega oficial das obras de cercamento do Cemitério Parque, no Setor Gentil Meireles, e da restauração da fachada do Cemitério Santana, localizado no Setor dos Funcionários. As intervenções fazem parte dos preparativos da administração municipal para o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, e foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp).
Segundo Mabel, a construção do muro no Cemitério Parque era uma demanda antiga da população. “O Cemitério Parque tinha uma demanda grande. Há mais de 10, 12 anos que a gente escuta falar desse muro, que iam levantar o muro, mas não foi feito. Nós pegamos firme para arrumar os cemitérios como um todo, e eu falei que queria esse muro de pé antes do Dia de Finados”, afirmou o prefeito. Ele destacou o empenho da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) na execução da obra.
A estrutura entregue contempla 207 metros lineares de muro com 2,2 metros de altura, cercando uma área de aproximadamente cinco alqueires. Também foram construídos 200 metros de calçada com piso tátil, além do plantio de 600 m² de grama esmeralda para melhorar a permeabilidade do solo. O portal de entrada foi restaurado mantendo suas características originais, e um novo portão de serviços foi instalado para facilitar o acesso de veículos e visitantes.
No Cemitério Santana, a Prefeitura promoveu a recuperação da fachada, respeitando o modelo original de tombamento como patrimônio histórico. A área passou por serviços de zeladoria, incluindo pintura de meios-fios, varrição com escova rotativa de aço, poda de grama, rastelamento e limpeza geral. “Quando assumimos, o Cemitério Santana tinha mato que passava por cima da gente. E ali também é um cemitério que tem muitas pessoas sepultadas. A capela, também, nós arrumamos”, relatou Mabel.
O secretário executivo da Segenp, José Neto, ressaltou o contraste entre a situação atual e a encontrada pela gestão. “Nós conseguimos avançar muito, enfrentamos a situação que recebemos da gestão anterior, onde havia falta de zeladoria no total. Nós temos fotos do antes e do depois, que mostram a situação que estava”, disse.
A segurança dos cemitérios também será reforçada. “Vai ter uma ronda noturna, o cemitério vai ser fechado pela Guarda Municipal. Então, nós vamos nos organizando e vamos tomar conta para que eles não sejam depredados”, garantiu o prefeito.
Além dos cemitérios Parque e Santana, os demais espaços municipais — como o Vale da Paz e o Jardim da Saudade — também receberam ações de limpeza e manutenção. A Comurg mobilizou cerca de 120 trabalhadores para garantir que os locais estejam preparados para receber visitantes na data dedicada às homenagens aos mortos.
A entrega das obras contou com a presença da vice-prefeita Coronel Cláudia, do colaborador eventual da Segenp Flávio Rassi, do presidente da Comurg Coronel Cleber, do secretário de Assuntos Comunitários Paulo Magalhães e dos vereadores Dr. Gustavo e Daniela da Gilka.




