Safra Grãos
Os dados fazem parte do 6º Levantamento da Safra de Grãos e indicam um crescimento de 10,3% em relação ao ciclo anterior, o que representa um acréscimo de 30,6 milhões de toneladas.
A produção de grãos no Brasil deve chegar a 328,31 milhões de toneladas na safra 2024/25, conforme a mais recente estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta quinta-feira (13).
Caso essa previsão se concretize, o volume será um novo recorde histórico para a produção nacional. Em relação ao levantamento de fevereiro, que apontava 325,71 milhões de toneladas, houve uma revisão positiva de 0,8%. “O resultado reflete tanto um aumento na área plantada, estimada em 81,6 milhões de hectares, quanto uma recuperação na produtividade média das lavouras, projetada em 4.023 quilos por hectare”, informou a Conab.
Soja puxa crescimento da produção
A soja, principal cultura da primeira safra, deve atingir uma produção de 167,37 milhões de toneladas, representando um crescimento de 13,3% em relação à temporada passada. Segundo a Conab, “após o início de colheita mais lento, devido a atrasos no plantio e excesso de chuvas em janeiro, a redução das precipitações em fevereiro propiciou um grande avanço na área colhida”.
Os rendimentos da cultura superaram as expectativas iniciais em estados como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. No entanto, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso do Sul, a irregularidade das chuvas afetou negativamente a produtividade.
Plantio do milho avança na segunda safra
O progresso da colheita da soja tem influenciado o ritmo do plantio do milho na segunda safra, que já alcança 83,1% da área prevista. Apesar de estar abaixo do índice registrado no mesmo período do ciclo passado, o percentual segue acima da média dos últimos cinco anos.
A projeção é de uma expansão de 1,9% na área destinada ao milho na segunda safra, totalizando aproximadamente 16,75 milhões de hectares. “As condições climáticas até o momento são favoráveis e se estima uma recuperação na produtividade média nas lavouras, estimada em 5.703 quilos por hectare”, apontou o levantamento.
Arroz e feijão também registram crescimento
As lavouras de arroz têm se beneficiado das condições climáticas, resultando em uma expansão de 6,5% na área plantada, que agora soma 1,7 milhão de hectares. Caso as condições atuais se mantenham, a produção estimada passa a ser de 12,1 milhões de toneladas.
Para o feijão, a expectativa é de um leve crescimento de 1,5% na safra 2024/25, totalizando 3,29 milhões de toneladas. “O resultado é influenciado principalmente pela expectativa de uma leve melhora na produtividade média das lavouras, uma vez que a área destinada para a leguminosa se mantém praticamente estável”, avaliou a Conab.
Produção de algodão também deve bater recorde
A projeção para o algodão é de crescimento na produção, impulsionado pelo aumento da área plantada, que deve chegar a aproximadamente 2 milhões de hectares. A estimativa é de uma colheita de 3,82 milhões de toneladas de pluma, estabelecendo um novo recorde para o setor, com uma alta de 3,3% em relação ao ciclo anterior.