“Teremos sessões solenes, audiências públicas e vários cursos. Teremos também o nosso departamento de saúde, com médicos oftalmos, inclusive prescrevendo e distribuindo óculos gratuitamente. Serão ofertadas ainda, ultrassonografias, consultas com médico pediatra e com o nosso cardiologista. É uma parceria, todos juntos, para servir a população. Deputados e deputadas estaduais trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, explicou o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto.
Como na primeira edição do Programa Deputados Aqui, em Morrinhos, a segunda, que está sendo realizada no município de Rubiataba, teve início ontem, sexta-feira, 21, antecipando a oferta de serviços e ampliando o volume de atendimentos à população.
A segunda edição do Programa Deputados Aqui começou com a oferta de atendimentos oftalmológicos, emissão de documentos e castração de animais. Ao vistoriar as instalações do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, anunciou a realização de 30 edições do projeto neste ano. A programação segue neste sábado, 22, com a oferta de consultas e exames de várias especialidades à população, além de cursos e audiências públicas.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), esteve no local para vistoriar as instalações e anunciou a realização de 30 edições do programa neste ano. O chefe do Legislativo estadual detalhou a programação prevista para ocorrer neste sábado, 22.
“Teremos sessões solenes, audiências públicas e vários cursos. Teremos também o nosso departamento de saúde, com médicos oftalmos, inclusive prescrevendo e distribuindo óculos gratuitamente. Serão ofertadas ainda, ultrassonografias, consultas com médico pediatra e com o nosso cardiologista. É uma parceria, todos juntos, para servir a população. Deputados e deputadas estaduais trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, explicou. Os deputados Veter Martins (UB) e Delegado Eduardo Prado (PL) também acompanharam a programação.
Assim como na edição inaugural, realizada em Morrinhos, o projeto começou com a oferta de serviços já no primeiro dia. Entre os atendimentos prestados estiveram a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), exames oftalmológicos e a castração de cães. As atividades ocorreram das 8h até o final da tarde.
A nova CIN, em vigor desde 2022, ainda é desconhecida para parte da população brasileira. Até fevereiro de 2025, apenas cerca de 20 milhões de brasileiros haviam solicitado o novo documento — o que representa menos de 10% do total, segundo dados oficiais. Em Rubiataba, a expectativa é que sejam emitidas 360 novas identidades durante o fim de semana, divididas entre os dois dias de evento.
A nova carteira unifica o número do CPF como identificador nacional, possui versão impressa e digital — esta disponível por meio do aplicativo GOV.BR — e substitui gradativamente o antigo RG. O modelo anterior segue válido até 2032, mas pode vencer antes dependendo da idade do portador. Para menores de 12 anos, a renovação é exigida a cada cinco anos; para adultos até 59 anos, a cada dez. A documentação exigida inclui certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e CPF.
No setor de saúde, o atendimento oftalmológico promovido pelo programa SESC Visão, em parceria com o Legislativo goiano, beneficiará 300 pessoas com a entrega gratuita de óculos. A estimativa é de que o total de atendimentos nesta área atinja 500 pacientes entre sexta e sábado. Para receber os óculos, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A dona de casa Simone Alves, de 50 anos, que integra o CadÚnico, esteve no evento para realizar nova consulta oftalmológica. Ela relatou que os óculos anteriores, usados há três anos, estavam desatualizados e provocando dores de cabeça.
Outro serviço oferecido nesta sexta-feira foi a castração de cães, restrita a animais machos por conta da rapidez do procedimento. Cerca de 20 cães em situação de rua foram castrados, com previsão de novos atendimentos neste sábado, agora com animais levados pela própria comunidade. A ONG S.O.S. Patinhas do Bem, de Rubiataba, colaborou com o transporte dos animais e será responsável pelo acompanhamento pós-operatório. A equipe de veterinários é composta por servidores da Alego.
A programação deste sábado (22) será o ponto alto do evento, com a presença de mais de 20 instituições oferecendo serviços diversos, além da realização de sessões solenes e atividades parlamentares. Está previsto ainda o tradicional Panelão do Gugu, promovido pelo deputado Gugu Nader (Avante), que oferecerá almoço à comunidade.