Procedimento marca retomada das cirurgias oftalmológicas na cidade e reforça importância da doação de órgãos e tecidos
Setembro é dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, e em Rio Verde, no sudoeste goiano, a campanha Setembro Verde ganhou um significado especial neste ano. Foi realizado o primeiro implante de córneas desde o início da pandemia de Covid-19, simbolizando não apenas a retomada de procedimentos oftalmológicos, mas também a esperança renovada para pacientes que aguardam por uma nova chance de enxergar.
O transplante foi viabilizado por meio de uma parceria entre instituições públicas e privadas, e teve resultado positivo. O beneficiado, um jovem atleta local, já se prepara para retornar aos gramados, agora com uma nova perspectiva — literal e figurada — sobre o futuro.
“Doar é transformar. Doar é devolver sonhos”, reforça a mensagem da campanha, que busca sensibilizar a população sobre a importância de se declarar doador e conversar com a família sobre o tema.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui um dos maiores programas públicos de transplantes do mundo, mas ainda enfrenta desafios relacionados à autorização familiar e à logística de captação. A doação de córneas, por exemplo, pode devolver a visão a milhares de pessoas que sofrem com doenças como ceratocone ou lesões traumáticas.