Colaboração entre Prefeitura e Polícia Penal fortalece força-tarefa de zeladoria no município
Nesta semana, a força-tarefa de limpeza urbana e roçagem em Aparecida ganhou o apoio de 80 reeducandos do Sistema Prisional de Goiás. A iniciativa, que começou nesta quarta-feira (15) e se estende até sexta, resulta de uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Polícia Penal de Goiás. Os trabalhos estão concentrados na região do setor Pontal Sul e fazem parte do plano de manutenção e revitalização da cidade, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) desde o início da gestão, em 2 de janeiro.
“Quero agradecer ao governador Ronaldo Caiado, que tem sido um grande parceiro de Aparecida neste início de gestão, e à Polícia Penal por essa colaboração tão significativa. Com essa união de esforços, conseguiremos ampliar ainda mais nossa atuação e atender melhor a população. A limpeza e a zeladoria são fundamentais para o bem-estar de todos”, afirmou o prefeito Leandro Vilela, que acompanhou o início das atividades ao lado do vice-prefeito João Campos.
Equipamentos e supervisão
A operação conta com a escolta de 40 policiais penais e o suporte de oito fiscais da SDU. Estão sendo utilizados 20 roçadeiras manuais, 10 enxadas, 10 foices, três tratores com roçadeiras e duas equipes de remoção. As atividades incluem roçagem, remoção de entulhos, limpeza de áreas públicas e serviços de tapa-buracos.
De acordo com Wagner Siqueira, secretário de Desenvolvimento Urbano, o projeto é piloto, mas com potencial para ser expandido. “O Estado disponibiliza a mão de obra, e a Prefeitura fornece a estrutura e o suporte necessários. Isso é um exemplo prático de união de esforços em benefício da coletividade”, destacou.
Ressocialização e benefícios para a comunidade
O diretor regional adjunto penal, Firmino Alves, explicou que os reeducandos participantes, que cumprem regimes fechado e semiaberto, já realizam atividades laborais dentro do Complexo Prisional. “Estamos ampliando essas atividades para ações externas que beneficiem a população. Sob determinação do governador Ronaldo Caiado, nosso objetivo é ressocializar os apenados e otimizar o uso da mão de obra qualificada. Este é o primeiro de muitos projetos que pretendemos realizar em parceria com a Prefeitura de Aparecida”, afirmou.
Outras ações em andamento
Além da força-tarefa de limpeza, o prefeito e o vice-prefeito acompanharam nesta quarta os trabalhos de manutenção da sinalização de trânsito em diversos pontos do município. Um dos locais atendidos foi a Avenida Independência, no Setor Serra Dourada. Antes disso, o prefeito vistoriou as instalações da Escola Municipal Pontal Sul, ao lado da secretária de Educação, Núbia Farias.
Participação de autoridades
Estiveram presentes no início das atividades os vereadores Gilsão Meu Povo, Arnaldo Leite, Almeidinha, Camila Rosa, Lipe Gomes, Rogério Almeida, Neto Gomes, Edinho, Olair Silva, Ataídes Neguinho, Tales de Castro, Tatá Teixeira, Cristiano Zói, Isaac Martins, Rosinaldo Boy e Wegney Costa. Também participaram secretários municipais, como Wesley Souza (Esporte), Ozeias Laurentino Jr. (Comunicação), coronel Godinho (Segurança Pública) e coronel Éder (SMTA).
Essa colaboração reforça o compromisso da gestão municipal com a manutenção da cidade, ao mesmo tempo em que promove a ressocialização de apenados, gerando benefícios diretos para a população de Aparecida.
Da Redação/Click News