Mutirão de Conciliação
“É muito positivo evitarmos a abertura de processos, tanto administrativo quanto judicial. Com essa comunicação direta, os dois lados chegam a um denominador comum de forma mais rápida, evitando maiores transtornos e ajudando ambas as partes”, explica o superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston.
O evento, que teve início na última segunda-feira (17), tem o objetivo de estimular o diálogo direto entre consumidores e empresas, proporcionando soluções ágeis para conflitos de consumo.
O Procon Goiás, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), promove a 2ª Edição do Mutirão de Conciliação, evento que ocorre até o dia 28 de março em celebração ao Mês do Consumidor.
Durante o período do mutirão, consumidores poderão apresentar suas demandas diretamente a representantes das empresas participantes, contando com o apoio de conciliadores para intermediar negociações e resolver pendências. Entre os principais objetivos da ação estão:
- Renegociação de dívidas;
- Solução de problemas relacionados a serviços e produtos;
- Redução da judicialização de conflitos.
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, destaca os benefícios da conciliação para ambas as partes envolvidas.
“É muito positivo evitarmos a abertura de processos, tanto administrativo quanto judicial. Com essa comunicação direta, os dois lados chegam a um denominador comum de forma mais rápida, evitando maiores transtornos e ajudando ambas as partes”, explica.
O juiz coordenador do Nupemec, Leonys Lopes Campos da Silva, também ressalta a importância do mutirão e o êxito da primeira edição.
“É um avanço significativo na forma como lidamos com os conflitos de consumo em nosso estado. A primeira edição superou todas as nossas expectativas. Este resultado demonstra que a conciliação é, sem dúvida, o caminho mais eficaz para a pacificação social e para a garantia dos direitos do consumidor”, afirma.
Como participar?
O atendimento será realizado em dois formatos: presencial e virtual.
- Atendimento presencial: ocorre até o dia 21 de março no auditório do Fórum Cível de Goiânia (Av. Olinda, 722 – Qd. G, Lt. 04 – Park Lozandes, ), das 13h às 18h.
- Os consumidores interessados podem agendar atendimento pelo Portal Expresso (www.go.gov.br) ou comparecer diretamente ao local com documentação pessoal e relativa ao caso.
- Atendimento virtual: será realizado entre os dias 24 e 28 de março. Para essa modalidade, os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp da Central de Conciliação do TJGO: (62) 98218-2532.
Empresas participantes
Diversas empresas de grande porte aderiram ao mutirão, entre elas:
- Equatorial,
- Saneago,
- Banco Santander,
- Itaú,
- Caixa Econômica Federal,
- Banco Daycoval,
- Claro,
- Tim,
- Casas Bahia,
- Novo Mundo,
- We Pink.
Entre as principais demandas que podem ser solucionadas no mutirão estão cobranças indevidas, cancelamentos de serviços, atrasos em entregas e outras questões ligadas às relações de consumo.
Com essa segunda edição, TJGO e Procon Goiás reforçam o compromisso com a resolução eficiente de conflitos e a garantia dos direitos dos consumidores, promovendo soluções mais rápidas e humanizadas para questões do dia a dia.
Procon e TJGO fazem 2ª edição do Mutirão de Conciliação
O Procon Goiás em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promovem a 2ª Edição do Mutirão de Conciliação, que é realizado até 28 de março, em celebração ao Mês do Consumidor. O evento, que teve início na última segunda-feira (17/03), pretende fortalecer o diálogo direto entre fornecedores e consumidores, facilitando a resolução de conflitos de consumo de forma ágil, eficiente e descomplicada.
Durante duas semanas, os consumidores terão a oportunidade de apresentar suas demandas diretamente aos representantes das empresas participantes, com o apoio de conciliadores. A iniciativa busca:
- negociar dívidas,
- resolver problemas
- e evitar a judicialização de conflitos, beneficiando tanto consumidores quanto fornecedores.
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, destaca que um mutirão como esse favorece tanto o consumidor quanto o fornecedor.
“É muito positivo evitarmos a abertura de processos, tanto administrativo quanto judicial. Com essa comunicação direta, os dois lados chegam a um denominador comum de forma mais rápida, evitando maiores transtornos e ajudando ambas as partes”, explica.
O Juiz Coordenador do Nupemec, Leonys Lopes Campos da Silva, destaca a relevância dessa ação e o sucesso da primeira edição.
“É um avanço significativo na forma como lidamos com os conflitos de consumo em nosso estado. A primeira edição superou todas as nossas expectativas. Este resultado demonstra que a conciliação é, sem dúvida, o caminho mais eficaz para a pacificação social e para a garantia dos direitos do consumidor”, afirma.
Como participar?
O atendimento ocorrerá em dois formatos: presencial e virtual.
Até o dia 21 de março, as audiências de conciliação serão realizadas no auditório do Fórum Cível de Goiânia, localizado na Av. Olinda, 722 – Qd. G, Lt. 04 – Park Lozandes, das 13 às 18 horas.
Os consumidores podem agendar atendimento no Procon Goiás, por meio do Portal Expresso (www.go.gov.br), para serem direcionados ao mutirão. Haverá também a possibilidade do consumidor se dirigir diretamente ao Fórum, com a documentação pessoal e relacionada ao caso, e ser auxiliado pelos conciliadores.
Já de 24 a 28 de março, o atendimento será realizado de forma virtual, garantindo comodidade e acessibilidade aos consumidores que preferirem participar remotamente. Para o formato online, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp da Central de Conciliação do TJGO: (62) 98218-2532.
Empresas
O mutirão contará com a participação de grandes empresas, como:
- Equatorial,
- Saneago,
- Banco Santander,
- Itaú,
- Caixa Econômica Federal,
- Banco Daycoval,
- Claro,
- Tim,
- Casas Bahia,
- Novo Mundo
- e We Pink.
Entre os principais temas que poderão ser resolvidos estão:
- cobranças indevidas,
- cancelamentos de serviços,
- atrasos em entregas
- e outras questões relacionadas ao consumo.
A 2ª Edição do Mutirão de Conciliação do TJGO e Procon Goiás reforça o compromisso das instituições com a efetividade dos direitos do consumidor e a humanização das relações de consumo.