Comenda Berenice Artiaga
“Vocês têm um relevante serviço prestado à sociedade e foram unanimemente reconhecidas por esta Casa,” afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto.
A comenda, instituída em 1998, reconhece e celebra as mulheres que se destacam em nosso estado.
Em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (18), a Assembleia Legislativa de Goiás concedeu a Comenda Berenice Artiaga a 84 mulheres que se destacam por suas contribuições à sociedade goiana. Entre as agraciadas esteve a primeira-dama de Aparecida de Goiânia, Lana Bezerra, médica dermatologista e mestranda, que atua voluntariamente na articulação de projetos sociais no município desde janeiro. O prefeito Leandro Vilela acompanhou a homenagem.
A iniciativa da solenidade partiu das deputadas Bia de Lima (PT), Rosângela Rezende (Agir), Vivian Naves (PP) e Dra. Zeli (UB). Durante a abertura do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelas homenageadas. “Vocês têm um relevante serviço prestado à sociedade e foram unanimemente reconhecidas por esta Casa,” afirmou.
Representando as parlamentares, a deputada Vivian Naves entregou a comenda a Lana Bezerra e destacou o significado da honraria. “Essa honraria reconhece mulheres goianas que contribuem para o desenvolvimento do Estado e reforça a importância da luta por igualdade e oportunidades. Hoje, homenageamos várias mulheres e entre elas está uma mulher extraordinária, a doutora Lana Bezerra Bernardes, renomada dermatologista e primeira-dama de Aparecida. Lana tem um forte compromisso social, sendo uma inspiração por aliar competência profissional ao engajamento comunitário”, afirmou.
Em seu discurso, Lana Bezerra expressou gratidão pelo reconhecimento. “Dedico esta comenda a todas as mulheres aqui presentes e àquelas que se destacam em suas jornadas. É uma honra estar entre tantas mulheres fortes e inspiradoras.”
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, ressaltou a importância da atuação feminina na gestão municipal. “É uma honra ver o reconhecimento de seu empenho. O papel das mulheres no nosso governo é essencial para que o respeito e cuidado prevaleçam. Queremos construir em Aparecida um ambiente seguro, justo e inclusivo a todas as mulheres. Para isso estamos trabalhando em políticas públicas concretas que possam beneficiar diretamente a todas”, pontuou.
A cerimônia contou ainda com a presença de Luciene Gontijo Peixoto, primeira-dama do Legislativo, da deputada federal Flávia Moraes, da vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia, além de outras autoridades civis e militares, familiares e convidados.
Sobre a Comenda Berenice Artiaga
A Comenda Berenice Artiaga foi criada em 1998 para reconhecer mulheres que se destacam no estado de Goiás. A homenagem leva o nome da primeira mulher eleita deputada estadual no estado, em 1951, cuja trajetória na política contribuiu para ampliar a participação feminina nos espaços de poder.