Conflito recente provocou a morte de mais de 60 civis nos dois países
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (10) que Índia e Paquistão chegaram a um acordo para implementar um cessar-fogo “total e imediato”, após episódios de violência que resultaram na morte de mais de 60 civis nos dois lados da fronteira.
A informação foi divulgada por Trump em sua plataforma Truth Social. “Após uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo total e imediato”, escreveu. O mandatário norte-americano também elogiou os dois governos: “Parabéns a ambos os países por usarem bom senso e grande inteligência”.
O chanceler paquistanês, Ishaq Dar, também confirmou o acordo neste sábado (10), por meio de publicação no X (antigo Twitter). “O Paquistão sempre lutou pela paz e segurança na região, sem comprometer sua soberania e integridade territorial”, afirmou.
O cessar-fogo ocorre após uma escalada de tensões entre as duas potências nucleares, historicamente marcadas por conflitos na região da Caxemira.