“A população é quem ganha e precisa mesmo ganhar com esse projeto. O mutirão traz grandes benefícios para Aparecida e Goiânia, visto que nós temos 26,6 quilômetros de divisa entre as cidades. Mas é uma divisa que não existe, porque nós estamos todos juntos, com o apoio do governador, Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado e do vice-governador Daniel Vilela”, afirmou o prefeito Vilela.
A segunda edição do Mutirão de Limpeza Contra a Dengue está sendo realizada neste sábado (22), por meio de uma parceria entre as prefeituras de Aparecida de Goiânia e Goiânia, juntamente com o Governo de Goiás.
A iniciativa tem como objetivo beneficiar diversos bairros das regiões da Vila Brasília, em Aparecida, e do Parque Amazônia, na capital.
O evento teve início pela manhã na Avenida Rio Verde, com a participação dos prefeitos Leandro Vilela (Aparecida) e Sandro Mabel (Goiânia), além do assessor especial do governador Ronaldo Caiado, Euler Morais. Também estiveram presentes os vice-prefeitos João Campos (Aparecida) e Coronel Cláudia (Goiânia), assim como o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.
A ação está concentrada nos bairros Vila Brasília e Parque Amazônia, contando com equipes das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Urbano de Aparecida. O mutirão visa a remoção de entulhos e objetos que possam acumular água, prevenindo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“A população é quem ganha e precisa mesmo ganhar com esse projeto. O mutirão traz grandes benefícios para Aparecida e Goiânia, visto que nós temos 26,6 quilômetros de divisa entre as cidades. Mas é uma divisa que não existe, porque nós estamos todos juntos, com o apoio do governador, Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado e do vice-governador Daniel Vilela”, afirmou o prefeito Vilela.
O prefeito Mabel complementou: “Esse mutirão representa justamente isso: que nós estamos e vamos trabalhar muito juntos. Assim, o trabalho rende muito mais, até porque o Estado está aí junto conosco, nos ajudando a superar as dificuldades e trazer resultados; perceba que, nesses 50 dias de gestão, as nossas cidades já mudaram a cara, dá para se notar uma diferença grande”.
Durante a mobilização, agentes de combate a endemias (ACE) e comunitários de saúde (ACS) percorrem bairros como Jardim Luz, Jardim Nova Era, Jardim Progresso, Parque Real, Setor dos Afonsos, Vila Brasília, Vila São Tomaz e Vila Sul. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é visitar mais de 17 mil imóveis, orientando os moradores sobre formas de prevenção contra a dengue. Os agentes também inspecionam terrenos, quintais, vasos de plantas e calhas das residências.
Para a execução das atividades, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) disponibilizou aproximadamente 200 servidores, que utilizam equipamentos como caminhões caçamba, roçadeiras, enxadas, foices, tratores com roçadeiras e máquinas de remoção de entulhos. Além disso, está sendo realizado o plantio de flores no canteiro central da Avenida São Paulo.
A primeira edição do mutirão conjunto das prefeituras de Aparecida de Goiânia e Goiânia, juntamente com o Governo de Goiás, ocorreu em janeiro deste ano na região leste de Aparecida.
Presença de autoridades
Diversas autoridades acompanharam o lançamento do mutirão, incluindo os vereadores de Aparecida Camila Rosa, Lipe Gomes, Olair Silva, Professor Clusemar, Edinho Carvalho, Cristiano Zoi e Dieyme Vasconcelos. Também participaram os vereadores de Goiânia Bessa, Coronel Urzêda, Henrique Alves, Rose Cruvinel, Welton Lemos e Willian Veloso, além do deputado estadual Virmondes Cruvinel.
Integrantes do secretariado do prefeito Vilela marcaram presença, entre eles Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Mayara Mendanha (Assistência Social), Alfredo Soubihe (Infraestrutura), Wagner Siqueira (Desenvolvimento Urbano), Coronel Marco Aurélio Godinho (Segurança Pública), Pollyana Borges (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Alessandro Magalhães (Saúde), Jeferson Ferreira (Ação Integrada), Sandro Oliveira (Articulação Metropolitana), Hanleryo Arantes (Defesa do Consumidor) e Fábio Camargo (Procuradoria Geral do Município).