Expansão do Cmei Wilmar Luiz amplia atendimento para 120 crianças e fortalece apoio às famílias de trabalhadores da Região Norte
Educação infantil com horários diferenciados
A Prefeitura de Goiânia inaugurou nesta quarta-feira (18) a expansão do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ceasa Wilmar Luiz. A nova estrutura, entregue pelo prefeito Sandro Mabel, foi projetada para atender filhos de produtores e trabalhadores do entreposto, acompanhando o ritmo da jornada que começa ainda de madrugada. Com o investimento de R$ 99,9 mil, a capacidade da unidade passa a ser de 120 crianças, entre 6 meses e 5 anos de idade.
Atendimento que começa às 4h da manhã
O Cmei Ceasa se destaca por abrir as portas às 4h da manhã, oferecendo suporte às famílias que iniciam o trabalho no setor hortifrutigranjeiro antes do amanhecer. Para o prefeito, a entrega da 56ª sala da atual gestão representa um avanço significativo na política de inclusão educacional.
“Seguimos ampliando o atendimento na Educação Infantil, com a criação de salas onde há necessidade e o aproveitamento da estrutura existente para atender a população com mais agilidade”, afirmou Sandro Mabel.
Ele acrescentou: “São mais mães que têm a tranquilidade de, ao vir trabalhar na madrugada, não ter que deixar a criança debaixo da banca”.
Modelo de investimento descentralizado
A obra foi executada diretamente pela direção da unidade, com recursos descentralizados da Secretaria Municipal de Educação (SME). Esse modelo de repasse permite maior agilidade em pequenas reformas e ampliações, reduzindo a burocracia e acelerando a entrega de melhorias.
Segundo a secretária de Educação, Giselle Faria, já foram entregues 56 novas salas, beneficiando mais de 1.200 crianças. “Esse volume equivale à criação de cerca de 10 novos CMEIs, considerando unidades com seis salas cada”, destacou.
Impacto comunitário e apoio político
Para a diretora do Cmei, Fabiane Oliveira, o novo espaço representa um ambiente de memórias e desenvolvimento para as crianças. O vereador Sargento Novandir também ressaltou a importância da iniciativa: “O prefeito se mostrou preocupado com a educação do município, dando mais dignidade para os trabalhadores. Isso é muito gratificante para nós”.
Perspectiva de expansão
Com a consolidação desse modelo, a Prefeitura de Goiânia pretende continuar o mapeamento de unidades com potencial de ampliação física, com o objetivo de zerar o déficit de vagas na educação infantil em áreas críticas da capital ainda neste ciclo administrativo.

Fotos: Alex Malheiros



