“Nós estamos muito empenhados em organizar a situação desses resíduos e tenho certeza que, com o calibre de vocês, pelo conhecimento de vocês, a gente vai conseguir soluções que serão de grande importância para a nossa capital. Esse é o caminho que nós temos que despertar nas pessoas. Entender que nós, que criamos o problema, podemos resolver isso também”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
A iniciativa visa reunir mentes criativas e talentosas para encontrar soluções práticas e eficientes para esse desafio urbano.
Com o objetivo de estimular soluções inovadoras para o gerenciamento de resíduos sólidos, a Prefeitura de Goiânia deu início, nesta sexta-feira (28), ao Hackathon GO! Uai Tech, evento promovido no Hub Goiás, no Setor Leste Universitário. A iniciativa segue até domingo (30) e reúne estudantes, desenvolvedores, designers, pesquisadores e empreendedores interessados em tecnologia e sustentabilidade.
O prefeito Sandro Mabel participou da abertura oficial do evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital, em parceria com o Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI-UFG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e o próprio Hub Goiás. O Hackathon conta com 60 participantes e, ao final do processo, as propostas apresentadas poderão ser submetidas à pré-incubação, com vistas à futura implementação.
Durante a cerimônia, Mabel destacou o desafio enfrentado pela capital em relação ao descarte inadequado de resíduos, muitos dos quais poderiam ser reciclados. “Nós estamos muito empenhados em organizar a situação desses resíduos e tenho certeza que, com o calibre de vocês, pelo conhecimento de vocês, a gente vai conseguir soluções que serão de grande importância para a nossa capital. Esse é o caminho que nós temos que despertar nas pessoas. Entender que nós, que criamos o problema, podemos resolver isso também”, afirmou o prefeito.
Ele também sinalizou a intenção de manter parcerias com as instituições envolvidas, de forma a promover debates e iniciativas em outras áreas críticas da cidade.
Tecnologia como aliada
O secretário de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, ressaltou a relevância do evento para o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao bem-estar da população. “Não tem como você pensar em melhoria do bem-estar da população sem unir o que é muito importante: a preocupação em melhorar a gestão desses resíduos. A maneira que você descarta, acondiciona, transporta, recicla e a maneira inteligente de voltar esse resíduo como bem-estar e economia de volta lá na ponta, que vai afetar o dia a dia da população”, pontuou.
Participação universitária
Representando a PUC Goiás, o professor Ricardo Luís Machado enfatizou o papel das universidades na promoção da inovação com impacto social.“A universidade está sempre motivada a aplicar o seu conhecimento, empenhar a sua expertise e disponibilizar a sua estrutura para participar de um evento como esse e a gente se coloca, neste contexto, na necessidade da inovação e na busca de soluções que tragam mudanças”, destacou.
Já a professora Cleonice Borges, da UFG, reforçou a importância de pensar em soluções sustentáveis que também sejam economicamente viáveis. ““É importante entender que vamos vivenciar, neste final de semana, um conjunto de ideias de pessoas trabalhando e pensando em soluções, mas também com um caráter de inovação tecnológica. Mas essas ideias têm que apresentar perenidade. Ou seja, elas têm que dar certo,” afirmou.
Premiações e incentivo ao empreendedorismo
O Hackathon GO! Uai Tech oferece, além de oficinas e mentorias, premiação em dinheiro para a equipe vencedora, que receberá R$ 3 mil. Os três primeiros colocados terão acesso gratuito a programas de pré-incubação do CEI-UFG e de incubação da PUC Goiás, além de divulgação nas redes sociais do evento e de seus parceiros.
Em apoio ao empreendedorismo feminino, a primeira-dama Karolyna de Freitas e a vice-prefeita Coronel Cláudia aceitaram o convite para atuar como madrinhas da iniciativa.
Para estimular o engajamento dos participantes, o prefeito também anunciou um prêmio adicional de R$ 2 mil à equipe que apresentar uma solução sustentável para o descarte de sofás — um dos objetos mais frequentemente encontrados em locais inadequados da cidade.