“Temos uma agenda ampla e buscamos atender o máximo possível de solicitações. Nosso objetivo é a formação de um condutor consciente desde a infância, visando à redução de acidentes e no respeito às leis de trânsito”, destacou o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu
Iniciativas gratuitas da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito visam promover segurança e conscientização nas vias da capital
A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), reforça seu compromisso com a promoção de um trânsito mais seguro e humano. A pasta convida escolas, faculdades e empresas a solicitarem, sem custo, o apoio da equipe de Educação para o Trânsito em atividades de conscientização.
Atividades personalizadas para diversos públicos
As ações educativas podem variar, incluindo desde apoio em faixas de pedestres até teatro de fantoches, panfletagem e palestras. Além de abordar diretamente as leis de trânsito, as iniciativas podem se integrar a outros temas relevantes. Recentemente, a SET colaborou com o Colégio Salesiano Atheneu Dom Bosco em uma ação sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Com a ajuda dos agentes da SET, os alunos tiveram uma experiência prática nas ruas, distribuindo panfletos e “lixocares”, orientando motoristas sobre a importância de não descartar lixo nas vias públicas.
“Nós entregamos panfletos e um brinde para que as pessoas não joguem lixo nas ruas de Goiânia. É muito importante cada um fazer a sua parte e cuidar do meio ambiente, que é um bem de todos”, afirmou o estudante João Lucas Nascimento de Almeida, de 9 anos.
A coordenadora pedagógica do colégio, Cristina Albuquerque, enfatizou a relevância de envolver os estudantes em tais experiências. “Queríamos levá-los, com segurança, ao trânsito, para fazer essa ação educacional. Todos puderam participar da entrega de materiais, e o momento só foi possível graças à parceria com os agentes de trânsito, que garantiram o bloqueio viário e a segurança das crianças.”
Mariuza Francisca, coordenadora de Educação para o Trânsito da SET, explica que as ações visam demonstrar o impacto do trânsito no cotidiano. “Essas ações, mesmo quando não estão ligadas diretamente ao trânsito, ocorrem no trânsito. Por isso, nosso apoio é fundamental para garantir a segurança e a orientação necessária”, detalhou.
Como solicitar as ações educativas
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, informou que as solicitações podem ser realizadas pelos canais oficiais da Prefeitura ou diretamente pelo WhatsApp da Gerência de Educação para o Trânsito, no número (62) 3524-4626. “Temos uma agenda ampla e buscamos atender o máximo possível de solicitações. Nosso objetivo é a formação de um condutor consciente desde a infância, visando à redução de acidentes e no respeito às leis de trânsito”, destacou.
A equipe da SET está preparada para adaptar o conteúdo conforme a faixa etária do público, promovendo uma formação cidadã que abrange desde os primeiros anos escolares até a fase adulta. Acredita-se que, para um trânsito melhor, a educação é o ponto de partida. “Pra que essa criança cresça e seja um condutor consciente, que não procure somente evitar multas, mas sim fazer parte de um trânsito melhor e seguro pra todos nós”, concluiu Tarcísio.