A obra em andamento na Região Leste está orçada em R$ 10,3 milhões e tem previsão de ser concluída em até 40 dias. A execução do projeto segue rigorosos padrões de qualidade e eficiência, garantindo um resultado final de excelência.
A Prefeitura de Goiânia, sob a liderança do prefeito Sandro Mabel, deu início nesta terça-feira (14), a um projeto de recapeamento de 30 quilômetros de vias no Jardim Novo Mundo, localizado na Região Leste da capital. O investimento, estimado em R$ 10,3 milhões, abrangerá aproximadamente 85 ruas e avenidas do bairro, com previsão de término em 40 dias. O lançamento ocorreu na Rua Texas, nas proximidades da Praça George Washington.
Durante o evento, Mabel enfatizou o rigor técnico que será empregado na execução do serviço e destacou a rejeição ao chamado “asfalto sonrisal”, pavimentação que se deteriora rapidamente. “Vamos recapear praticamente todas as ruas aqui do nosso Jardim Novo Mundo. É um recapeamento com uma qualidade muito boa. Determinei reforço em nosso laboratório para checarmos a espessura e a qualidade do asfalto que vai ser colocado aqui. Eu não quero saber do asfalto sonrisal. O asfalto tem que ser bom, firme. Se for sonrisal, a gente manda arrancar tudo e faz outro”, declarou.
O prefeito explicou que o recurso para a obra foi viabilizado por meio de uma reestruturação orçamentária. “Nós esprememos aqui, pegamos uma ponta de contrato dali, uma ponta de financiamento, misturamos tudo e vamos fazer praticamente todo esse bairro”, afirmou.
Abordagem duradoura
Mabel destacou que o recapeamento será uma solução definitiva, diferenciando-se dos serviços paliativos de tapa-buracos. “Não vamos gastar massa aqui para tapar buraco para depois abrir esses buracos outra vez. Vamos fazer o serviço de uma vez”, assegurou.
De acordo com Francisco Lacerda, secretário de Infraestrutura, a iniciativa visa reduzir custos futuros de manutenção. “Esse programa é interessante porque a gente já estuda vias com alguns problemas estruturais. Fazemos recapeamento e diminuímos o custo de manutenção delas. As ruas são de vários tamanhos. Então, tudo foi analisado e estudado”, explicou.
Obras durante o período chuvoso
A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura garantiu que o planejamento do recapeamento considera as condições climáticas para assegurar a qualidade do trabalho mesmo em período de chuvas. Segundo os especialistas, a aplicação do asfalto só ocorre quando o solo está seco, e etapas como a fresagem e a colocação da nova camada asfáltica são realizadas em dias de tempo firme.
Parcerias para eficiência
O alinhamento com a Saneago foi destacado por Mabel como parte da estratégia para evitar cortes nas vias recapeadas. “Estamos conversando muito com a Saneago. Eles estavam com 115 obras paradas porque a Prefeitura não licenciava. Agora, estamos licenciando as obras e já entendendo onde elas vão passar, para que possamos fazer o corte no asfalto velho, arrumar e já recapear. Não vamos fazer um asfalto novo para depois cortarem”, explicou.
Apoio político e impacto na mobilidade
Vereadores também expressaram apoio à iniciativa. Anselmo Pereira ressaltou que o projeto proporciona qualidade de vida à população e é uma solução definitiva para a malha viária. “Mabel faz esse investimento para dar, primeiramente, qualidade ao trânsito, à mobilidade. E também conforto, pois evita gastar milhões de reais com tapa-buraco, que daqui a pouco teria que voltar a fazer. Não é medida profilática, é definitiva”, destacou.
Já Igor Franco elogiou a determinação do prefeito em resolver problemas históricos da cidade. “O prefeito Sandro Mabel está entrando com muito gás, muita determinação e está entregando já os bons resultados no seu 14º dia de mandato. Tem feito muito, e aqui no Novo Mundo não tem mais aquela questão de tapar o buraco. Nós na Câmara Municipal estamos 100% alinhados com as ideias dele, porque são as melhores para nossa cidade”, pontuou.
A iniciativa da gestão municipal de investir em recapeamento asfáltico também foi elogiada pelo vereador Marquim Goiá: “O tapa-buraco já não resolve mais o problema da malha asfáltica da nossa cidade. Então, o recapeamento vem trazer mais qualidade na malha viária”.
Já o vereador Isaias Ribeiro reforçou o apoio da Câmara Municipal aos projetos da prefeitura: “A gente precisa realmente disso, de ações como essa e tantas outras que virão por aí. E nós, vereadores, temos que apoiar trabalhos como esse, que o nosso prefeito Sandro está fazendo e vai continuar fazendo. Goiânia está precisando demais”.
A obra faz parte de um plano maior da prefeitura, que prevê recapeamento em diversas regiões da cidade ao longo dos próximos meses, com o objetivo de melhorar a infraestrutura viária de Goiânia e garantir maior durabilidade às pavimentações.
Da Redação/Click News