“Vamos fazer uma campanha bem intensa, distribuindo folhetos, fazendo palestras de orientação. Uma série de coisas que possam conscientizar cada vez mais que o trânsito é um lugar de paz, não de guerra”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Ações educativas se espalham pela cidade com foco no respeito ao pedestre e na redução de acidentes.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, lançou nesta terça-feira (6) a edição 2025 da campanha Maio Amarelo, voltada à conscientização sobre segurança no trânsito. Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a iniciativa prevê ações em diversos pontos da capital, especialmente em escolas, para fomentar a educação no trânsito desde a infância.
Durante o lançamento da campanha, realizado no Santuário Basílica Sagrada Família, no setor Vila Canaã, Mabel ressaltou o caráter preventivo das ações e reforçou que o trânsito deve ser um espaço de convivência harmoniosa. “Vamos fazer uma campanha bem intensa, distribuindo folhetos, fazendo palestras de orientação. Uma série de coisas que possam conscientizar cada vez mais que o trânsito é um lugar de paz, não de guerra”, afirmou.
“Principalmente nas conversões à direita, é preciso ter muita atenção com o pedestre que vem atravessando a faixa. Então, é educar a cidade como um todo e esse Maio Amarelo vai servir para isso”, resumiu.
A campanha deste ano traz como foco a pacificação no trânsito, com destaque para medidas que favorecem o pedestre e a fluidez no tráfego urbano. Mabel mencionou a instalação de semáforos sincronizados e a remoção de obstáculos como medidas já adotadas. “É por isso que nós temos que desestressar o motorista, com esses sinaleiros sincronizados, que nós já começamos a colocar em Goiânia, abrindo as faixas, tirando os obstáculos, fazendo com que o trânsito possa caminhar bem”, declarou.
Um dos pontos abordados foi a conduta de motoristas nas conversões à direita — situação comum que exige atenção ao pedestre. Segundo o prefeito, o foco da prefeitura é educativo. “Nós temos que educar, nós estamos no processo de educação das pessoas. A direita livre não existia aqui em Goiânia. Então, as pessoas não estão acostumadas com isso, e muitas vezes não conseguem ver a sinalização. Por isso, nós precisamos ter esse prazo só com ações de educação”, explicou.
O prefeito também comentou sobre o alto número de infrações e reforçou que a responsabilização parte das escolhas individuais dos motoristas. “Temos que acabar com a indústria da infração, não é da multa. A multa é decorrente de uma infração”, destacou. “As pessoas têm que parar de fazer infração. Se não houver infração, não vai ter multa”, concluiu.
A campanha conta com o apoio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O titular da pasta, Tarcísio Abreu, reforçou a importância do Maio Amarelo como referência nacional em segurança viária. “Todos nós estamos imbuídos nessa missão, junto com o nosso prefeito Sandro Mabel”, afirmou.
Já o comandante da GCM, Gustavo Toledo, indicou que o trabalho será conjunto, com ações educativas e de fiscalização. “Tudo isso para trazer para a sociedade o que tem de melhor no trânsito”, disse.
O diretor de Trânsito da SET, Luis Tiago Barbosa dos Santos, destacou as mudanças implementadas recentemente, como a adoção da “direita livre”, corredores de ônibus e medidas de valorização do pedestre. “O principal ator do trânsito é o pedestre, e temos de dar segurança a ele”, observou, ao explicar que a proposta é ajustar a nova dinâmica sem prejudicar a mobilidade.
A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia, também participou da cerimônia e elogiou o trabalho educativo desenvolvido nas escolas. “A Bia que faz esse trabalho preventivo nas escolas, que vem repercutindo, e que nesse Maio Amarelo a Bia possa cada vez mais mandar essa mensagem”, afirmou, referindo-se à personagem lúdica que ajuda na formação de crianças conscientes no trânsito.
Mutirão de serviços na Região Central “C”
Na mesma manhã, o prefeito Sandro Mabel deu início à 38ª edição do Mutirão da Prefeitura, contemplando os bairros da Região Central “C”, incluindo Vila Canaã, Nova Canaã, Aurora, Santo Afonso, Cidade Jardim, Bairro Rodoviário, entre outros.
A ação leva diversos serviços de zeladoria urbana, como limpeza de terrenos, roçagem de mato, substituição de lâmpadas e recuperação asfáltica. “Essa região aqui da Vila Canaã e toda essa adjacência dela é uma região nobre, mas é uma região que também precisa de uma série de cuidados”, afirmou Mabel. “Nós entramos com o mutirão, como temos feito nos outros lugares”, completou, informando que a meta é alcançar 44 edições da ação em sua gestão.
O vereador Willian Veloso comemorou a presença do poder público na região e destacou melhorias recentes. “A Vila Canaã agora está sendo lembrada com limpeza de bueiro, limpeza de praça, roçagem, tapa-buraco. Então, é isso que a população quer”, afirmou.