“Nós vamos fazer a abertura para entrar mais fácil da 136 para a 85. São coisas que vão ser feitas ao longo de todas as vias, com sinalização de proibido estacionar, parar ou estacionar ao longo das avenidas e retirada de tachões que sinalizam entrada de calçadas e caçambas que são colocadas sem critério”, anunciou o prefeito Sandro Mabel.
A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) de Goiânia deu início a uma série de intervenções para aprimorar a fluidez viária na capital.
Como parte do Plano Nova Mobilidade, a cidade contará com melhorias em 100 quilômetros de vias nos primeiros 100 dias do programa, começando pelas avenidas Castelo Branco e 136. Entre as ações previstas, destacam-se a instalação de semáforos inteligentes e a liberação de faixas específicas para ônibus, carros e motocicletas. No total, o projeto abrangerá 250 quilômetros distribuídos em 26 corredores estratégicos, identificados com base em estudos técnicos da SET.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, acompanhou a instalação da nova sinalização no cruzamento das Avenidas 136 e 85, no Setor Marista. No local, a pequena ilha central será removida, permitindo a ampliação para três pistas de rolamento. “Nós vamos fazer a abertura para entrar mais fácil da 136 para a 85. São coisas que vão ser feitas ao longo de todas as vias, com sinalização de proibido estacionar, parar ou estacionar ao longo das avenidas e retirada de tachões que sinalizam entrada de calçadas e caçambas que são colocadas sem critério”, afirmou o prefeito. Ele ressaltou que as mudanças são essenciais para atender às demandas da cidade. “O que nós vamos fazer é dar fluidez para o trânsito de Goiânia, dando soluções inclusive para os problemas menores”, acrescentou.
Semáforos inteligentes e melhorias no trânsito
Uma das principais inovações do Plano Nova Mobilidade será a instalação de semáforos inteligentes, que irão coordenar a circulação de veículos, beneficiando especialmente a operação do BRT. Com essa tecnologia, os ônibus terão prioridade nos cruzamentos, garantindo maior eficiência ao transporte público. “Essa sincronização vai acontecer também com os carros, vai fazer a cidade toda andar e as pessoas vão distensionando, muitos vão passar a deixar o carro em casa”, destacou Mabel.
O prefeito mencionou ainda a bem-sucedida experiência da liberação de faixas antes exclusivas para ônibus, agora compartilhadas com motocicletas. “As motocicletas estão convivendo bem com os ônibus, os motociclistas estão satisfeitos no meio dos carros, estimamos que a velocidade média aumentou de 6 a 7 quilômetros por hora sem tirar as motos”, disse.
Planejamento e execução das intervenções
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, enfatizou que todas as mudanças são resultado de um planejamento criterioso. Segundo ele, os impactos positivos já podem ser percebidos na Avenida Castelo Branco, onde as equipes da SET estão atuando desde o último domingo. No trecho próximo ao viaduto da Avenida Leste-Oeste, foram liberadas três faixas de circulação, após a realização de ajustes no meio-fio e na calçada. “Foi feita a correção do meio-fio, foi feita a calçada e agora temos três vias. Então todo esse processo está sendo executado. Lógico, as intervenções maiores estamos organizando para que não tenha impacto no trânsito”, explicou.
A Avenida 136 também está entre as prioridades do plano e deve ter suas adequações concluídas antes do carnaval, em parceria com outros órgãos municipais. O secretário reforçou o pedido para que os motoristas respeitem as normas de trânsito, ressaltando que a intenção do município não é a aplicação de multas, mas sim a promoção de um trânsito mais seguro e eficiente. “Se todos cumprirem as leis, não vamos fazer multa. E é isso que a gente quer, um trânsito bem fluido, com segurança, com respeito para o pedestre, com toda a orientação para que funcione dessa forma. Então, esse é o nosso pedido. Esse é o pedido do prefeito Sandro Mabel”, concluiu Abreu.