Intervenção integra o Plano Nova Mobilidade e marca também o lançamento do programa Cidade Segura, voltado à retirada de fios irregulares nos postes da capital
“Com a sincronização dos semáforos e as intervenções nos cruzamentos, como aqui na T-9, onde abrimos mais uma faixa de entrada na 85, esperamos um ganho de até 35% na fluidez do trânsito. Isso significa menos tempo parado e mais mobilidade para todos”, declarou o prefeito durante o evento.
Em celebração aos 92 anos de Goiânia, o prefeito Sandro Mabel inaugurou nesta quinta-feira (23) o novo corredor viário da Avenida 85, que conecta a Praça Cívica ao Setor Serrinha. A entrega faz parte do Plano Nova Mobilidade, iniciativa que visa reorganizar o tráfego urbano e melhorar a fluidez nos principais eixos da cidade.
Com cerca de 4,5 quilômetros de extensão, o trecho passou por ampla requalificação, incluindo nova sinalização horizontal e vertical, ajustes geométricos em cruzamentos e implantação da chamada Onda Verde — sistema de sincronização semafórica que permite maior fluidez no trânsito entre a Avenida Laudelino Gomes e a Praça Cívica.
Segundo Mabel, o sistema está sendo preparado para evoluir para a metronização, tecnologia baseada em inteligência artificial que ajusta os sinais em tempo real. “Aqui a via já está sincronizada, mas em breve será metronizada, com inteligência artificial que ajusta os sinais em tempo real, permitindo que o transporte coletivo circule quase com a eficiência de um metrô de superfície”, explicou. A meta da gestão é modernizar todos os 36 corredores da cidade, totalizando 240 quilômetros de vias com controle inteligente.
Além da T-9, outros cruzamentos como os das ruas 141, T-53, 1122 e T-11 também foram ajustados. Dados preliminares indicam que a sincronização já proporcionou uma redução média de 28% no tempo de deslocamento nos horários de pico, com expectativa de alcançar os 35% após os últimos ajustes.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que a modernização contempla todo o sistema viário da região. “Neste corredor são 28 cruzamentos, e todos os principais, como a T-9, T-63 e a 136, foram ajustados e sincronizados dentro da Onda Verde. A modernização é total, não apenas em uma avenida, mas em todo o sistema viário da região”, afirmou. O corredor também recebeu novos abrigos de ônibus, com estrutura ampliada, iluminação reforçada e mais segurança para os usuários.
Programa Cidade Segura é lançado com foco na retirada de fios irregulares
Durante a cerimônia, foi anunciada a operação do programa Cidade Segura, voltado à identificação e remoção de fios soltos, sem identificação ou em situação irregular nos postes da capital. A iniciativa busca aumentar a segurança dos cidadãos, melhorar a mobilidade urbana e contribuir para a estética urbana.
O programa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Goiânia, empresas de telecomunicações, Equatorial Energia e o Ministério Público. “As companhias entenderam o recado e se dispuseram a fazer um trabalho até maior do que esperávamos”, afirmou Mabel.
