Intervenções incluem reconstrução de muro de contenção, pavimento e sistemas de drenagem na altura da Rua 44; liberação total da via deve ocorrer ainda nesta semana
Recuperação estrutural na via
A Prefeitura de Goiânia deve concluir, até o fim desta semana, as obras de recuperação do talude e do processo erosivo na Marginal Botafogo, na altura da Rua 44, no Setor Norte Ferroviário. A intervenção é conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
As equipes já finalizaram o muro de contenção e a pavimentação da pista da esquerda no sentido Norte-Sul. Atualmente, os trabalhos se concentram na construção de duas descidas d’água, danificadas pelas chuvas, e na instalação de defensas metálicas para liberar totalmente o tráfego.
“No último final de semana, as equipes fizeram a sub-base, a base e a capa asfáltica da pista de rolamento”, afirmou o diretor de Execução de Obras, Vinícius Tadeu Boldrin de Mello.
Erosão causada por forte chuva
A erosão foi registrada logo após o temporal do dia 23 de setembro. Técnicos da Seinfra identificaram o problema provocado pela queda de um gabião na altura da Rua 44, no sentido Norte-Sul da via. No dia seguinte, uma equipe iniciou a limpeza e preparação da área afetada.
“Fizemos a limpeza do leito do córrego em 41 metros de extensão, com a quebra da laje que faz parte da estrutura que foi levantada e rompida com a força da chuva”, explicou o diretor de Operações e Conservação, Lucas Gontijo Borges.
Após a limpeza, houve estabilização do solo para construção do muro de gravidade, formado por anilhas de 1.500 mm. Em paralelo, foi realizada britagem e concretagem no fundo do Córrego Botafogo, para evitar assoreamento. Outras estruturas de gabião na região também passaram por reparos.
Monitoramento de novos pontos de risco
Segundo Lucas Borges, a Marginal Botafogo sofreu outros pontos de erosão com as chuvas de setembro. “Em outros pontos da via, existem problemas pontuais de erosões, escorregamentos e comprometimento da estrutura do gabião, que são monitorados e corrigidos dentro do cronograma de ação da Seinfra”, destacou.
 
			 
                                
 
	 
	

