Estrutura, segurança e serviços públicos garantem festa organizada para 150 mil foliões
Ações integradas para o Folia Goiás 2026
Na noite desta sexta-feira (6/2), o prefeito Sandro Mabel anunciou o conjunto de medidas da Prefeitura de Goiânia para o pré-Carnaval, que ocorre neste sábado (7/2). O evento integra o calendário oficial do Folia Goiás 2026 e foi organizado em parceria com a Liga dos Blocos de Carnaval, mobilizando diversos órgãos municipais para assegurar infraestrutura, segurança e serviços públicos.
Incentivo à cultura popular
A festa contará com 20 blocos de rua, distribuídos em 10 percursos pela cidade. A Prefeitura adotou licenciamento gratuito para blocos sem cobrança de ingresso, estimulando a participação popular e fortalecendo manifestações culturais. A expectativa da GoiâniaTur é reunir cerca de 150 mil pessoas.
“O Carnaval é uma das manifestações culturais mais importantes do país e, em Goiânia, representa também geração de renda, fortalecimento da economia local e valorização da cultura popular”, afirmou Mabel. “Nós estamos colocando toda nossa estrutura, e o Estado também, pra termos todo conforto e segurança nesse Carnaval”, completou.
Estrutura e investimentos
O município destinou R$ 457 mil para montagem da estrutura oficial, incluindo palco, som, iluminação, fechamento de áreas e banheiros químicos. Também foram garantidos recursos para valorização dos artistas e atrações.
Saúde e prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação de trabalhadores do Carnaval, distribuição de preservativos e materiais educativos. Foram instalados 28 dispensadores em pontos estratégicos de maior circulação.
Limpeza e mobilidade
Equipes da Comurg estarão de prontidão durante toda a programação, com tambores de lixo, poda preventiva e manutenção viária. Após o evento, haverá força-tarefa para lavagem das vias e remoção de resíduos.
A Secretaria de Engenharia de Trânsito elaborou plano de mobilidade com interdições na Avenida 85 e vias adjacentes, além de rotas alternativas sinalizadas. Linhas especiais de ônibus funcionarão das 13h à 1h, ligando os terminais Praça da Bíblia e Isidória ao local da festa.
Segurança e direitos
A Guarda Civil Metropolitana mobilizará 120 agentes e 20 viaturas em áreas de maior concentração, com ações preventivas e apoio às demais forças.
A Secretaria de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos realizará abordagens educativas, distribuição de kits de proteção e orientações sobre enfrentamento à violência contra a mulher, igualdade racial e direitos da população LGBTQIA+.
Organização complementar
A Secretaria de Eficiência autorizou ambulantes eventuais com regras específicas de ocupação. Já a Agência de Regulação retirou fios soltos e requalificou circuitos elétricos para garantir segurança na passagem dos trios elétricos.




