Durante uma videoconferência realizada nesta sexta-feira (17), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, detalhou as medidas já adotadas para combater a proliferação da dengue no município.
A reunião contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e da primeira-dama Gracinha Caiado, além de outros prefeitos do estado, e teve como pauta principal as consequências das chuvas e estratégias para enfrentamento da doença.
O governador Caiado enfatizou a necessidade de ações preventivas por parte dos gestores municipais para proteger a população dos alagamentos e do aumento nos casos de dengue. O clima quente e úmido típico do verão contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.
“Logo no primeiro dia do nosso governo, mesmo com a situação caótica deixada pela gestão anterior, com mais de R$ 450 milhões em dívidas, salários atrasados, fornecedores sem receber, lixo na rua e buracos para todos os lados, nossas equipes já eliminaram e limparam sete pontos de descarte irregular de lixo”, afirmou Leandro Vilela. Segundo o prefeito, a limpeza de áreas urbanas segue em ritmo intensificado, com equipes mobilizadas em vários bairros da cidade.
Uma dessas frentes, localizada no setor Pontal Sul, conta com a participação de reeducandos, uma medida viabilizada por autorização do governador. A iniciativa faz parte do esforço conjunto para reorganizar a infraestrutura urbana e minimizar os riscos à saúde pública.
Mutirão conjunto com Goiânia
Durante a reunião, Vilela anunciou a realização de um grande mutirão de limpeza no dia 25 de janeiro, que será conduzido em parceria com a Prefeitura de Goiânia. O foco estará em bairros da região leste de Aparecida, próximos aos limites com a capital. “Estamos trabalhando com seriedade e transparência, em colaboração com o governo estadual e o prefeito Sandro Mabel”, destacou Vilela.
Medidas preventivas em Goiás
O governador Caiado, ao lado do secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, reforçou as orientações para combater a dengue em todo o estado. Entre as ações recomendadas estão a limpeza de ruas e terrenos para eliminar resíduos e entulhos, o uso de inseticidas para controle químico, a identificação e destruição de focos do mosquito e a atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes.
“Goiás está mostrando ao Brasil como prevenir os impactos das enchentes e, agora, precisamos reduzir os casos de dengue. Trata-se de uma doença que pode ser evitada com ações simples, como o descarte correto de lixo”,afirmou Caiado.
Dados apresentados durante a videoconferência indicam que 2024 foi o ano com o maior número de casos de dengue no estado desde 1994, resultando em 425 mortes pela doença.
Redação/Clicknews