“Nos organizamos para receber essas crianças de mães que trabalham na Ceasa e chegam às 4h da manhã, enquanto o Cmei só abria às 7h. Muitas precisavam acomodar as crianças debaixo das bancas para dormir até esse horário. Agora elas estão confortáveis dormindo na sala de sono, vão tomar café e se juntar aos demais. Em outros Cmeis, o horário pode ser expandido conforme a necessidade, permitindo que as mães tenham mais tranquilidade”, afirmou Mabel.
Em uma iniciativa inovadora, Goiânia passa a oferecer atendimento em horário especial no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ceasa, localizado na região norte da capital.
A partir desta quarta-feira (22), o Cmei acolherá crianças a partir das 4h da manhã, atendendo a uma antiga reivindicação dos trabalhadores das Centrais de Abastecimento de Goiás, que começam suas atividades ainda de madrugada.
Inicialmente, serão atendidas 17 crianças nesse novo horário, com capacidade de ampliação para até 25. O atendimento será realizado por uma professora e duas auxiliares de atividades educativas, que promoverão momentos de atenção, cuidado pessoal e descanso, seguindo as diretrizes pedagógicas da Educação Infantil.
O prefeito Sandro Mabel destacou a importância da iniciativa. “Nos organizamos para receber essas crianças de mães que trabalham na Ceasa e chegam às 4h da manhã, enquanto o Cmei só abria às 7h. Muitas precisavam acomodar as crianças debaixo das bancas para dormir até esse horário. Agora elas estão confortáveis dormindo na sala de sono, vão tomar café e se juntar aos demais. Em outros Cmeis, o horário pode ser expandido conforme a necessidade, permitindo que as mães tenham mais tranquilidade”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, ressaltou que o município está realizando um mapeamento para identificar outras áreas que demandem horários diferenciados de atendimento. “Com o uso de georreferenciamento, estamos nos organizando para atender as necessidades das famílias de forma eficaz. Garantimos a segurança e o bem-estar das crianças, com espaços adequados e reforço na infraestrutura”, explicou.
A diretora do Cmei Ceasa, Fabiane Oliveira Santos, informou que a solicitação para o horário especial vem desde a inauguração da unidade, em 2021. “Com georreferenciamento vamos nos organizar para atender as famílias onde elas precisam, com a proteção da criança. “A unidade recebeu caminhas, espaço para alimentação, a segurança também foi reforçada. São ações para garantir a qualidade do atendimento às crianças”.
A unidade foi cedida à Secretaria Municipal de Educação por meio de um termo de comodato firmado com a União de Atacadistas e Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás (Uniap). Com essa estrutura, a prefeitura reforça seu compromisso em apoiar as famílias e garantir o acesso a uma educação infantil de qualidade, adaptada às realidades locais.
A Importância de Atendimentos Adaptados
A iniciativa de Goiânia reflete um movimento crescente em busca de flexibilização nos serviços públicos para atender às demandas de comunidades específicas. O modelo implantado no Cmei Ceasa poderá servir de referência para outras regiões do país, destacando a importância de políticas públicas que levem em consideração as realidades socioeconômicas locais.
Da Redação/Clicknews