“É uma alegria estar junto com vocês. Que a gente possa sempre estar cuidando da nossa cidade e do nosso Jardim Guanabara”, afirmou Mabel.
O bairro, que teve sua fundação em 1953, foi contemplado com melhorias nas atividades de manutenção urbana.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou na noite deste sábado (29) das celebrações pelos 72 anos do Jardim Guanabara. Fundado em 1953, o bairro abriga cerca de 28 mil moradores e destaca-se como um importante polo comercial e moveleiro da capital goiana.
Durante o evento, que contou com apresentações de música eletrônica e sertaneja, o prefeito conduziu o tradicional “parabéns” ao lado do vereador Sargento Novandir. “É uma alegria estar junto com vocês. Que a gente possa sempre estar cuidando da nossa cidade e do nosso Jardim Guanabara”, afirmou Mabel.
Investimentos em infraestrutura e iluminação pública
Como parte das ações comemorativas, a região recebeu melhorias por meio do programa Brilha Goiânia, que substitui luminárias de vapor de sódio por lâmpadas de LED. A iniciativa teve início na Avenida Vera Cruz, principal via do setor, aproveitando a redução do tráfego no fim de semana. Serão mais de 2 mil pontos de iluminação trocados nos setores Jardim Guanabara 1, 2, 3 e 4, além do Residencial Vale dos Sonhos.
A troca das luminárias tem como objetivo oferecer maior eficiência energética, com economia estimada em até 65% no consumo e redução anual superior a R$ 40 milhões aos cofres públicos. Nos dez primeiros dias do programa, as intervenções ocorreram na Região Central, com frentes de trabalho já atuando na Região Noroeste. Saiba mais sobre o Brilha Goiânia.
Reforço na manutenção urbana
O bairro também recebeu serviços intensificados de zeladoria, com varrição, rastelação, catação, capinação e podas de árvores e de mato alto. As ações envolveram cerca de 150 trabalhadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Em alguns pontos, houve intervenções paisagísticas com o plantio de mudas e podas previamente programadas.
Uma iniciativa conjunta da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu a revitalização de uma área antes ocupada por descarte irregular de resíduos. Após a limpeza, 120 mudas foram plantadas por alunos da rede pública municipal.
A moradora Eva Teixeira relatou a transformação do local. “Aqui tinha de tudo: entulho, animais mortos e um mau cheiro insuportável. Agora teremos um espaço agradável, com sombra para as crianças e meus netos. Para mim, foi uma alegria ver essa mudança acontecendo”, disse.
Estudante do 6º ano da Escola Municipal Professora Marilia Carneiro Azevedo Dias, Ícaro de Souza também participou do plantio. “Plantei um chichá e um cajá-manga. As árvores melhoram a vida das pessoas, o meio ambiente e o mundo”, afirmou o aluno.