“Criamos um espaço temporário para que essas pessoas saiam do frio. Um lugar quente, com colchão, cobertor e comida”, resumiu o prefeito Sandro Mabel.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou na noite desta quarta-feira (21) de uma ação de abordagem social e entrega de cobertores a pessoas em situação de rua na capital.
A iniciativa, que contou com a colaboração de equipes da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), visa oferecer abrigo emergencial e apoio a indivíduos em vulnerabilidade social, especialmente diante das baixas temperaturas.
Durante a ação, o prefeito conversou diretamente com as pessoas abordadas, convidando-as a se dirigirem aos abrigos municipais. “Criamos um espaço temporário para que essas pessoas saiam do frio. Um lugar quente, com colchão, cobertor e comida”, resumiu Mabel. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro, limpo e aquecido, com acesso a refeições e banho quente.
Amparo e Encaminhamentos Personalizados
Além da distribuição de 6 mil cobertores doados pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a Prefeitura, por meio da Semasdh, está realizando encaminhamentos personalizados para cada pessoa acolhida. “Há pessoas aqui que vamos encaminhar amanhã (hoje) para a construção civil, porque têm condições e querem trabalhar. Outras pediram ajuda para voltar para casa, em outras cidades, e há também quem precise de internação ou exames médicos. Vamos atender caso a caso, temos de tratar um a um”, explicou o prefeito.
Mabel também anunciou uma reunião com instituições que atuam com a população em situação de rua para a próxima semana, buscando soluções conjuntas e eficazes. “Não temos uma fórmula pronta. O que eu sei é que não quero ver pessoas morando nas ruas. Não consigo me conformar com alguém dormindo ao relento, passando frio. Meu objetivo é tirar essas pessoas das ruas de Goiânia. Vamos dar o encaminhamento de que cada uma precisa”, afirmou.
Histórias que Transformam: O Caso de Vitorino Batista Pereira
Um dos casos que marcou a noite foi o de Vitorino Batista Pereira, mecânico de refrigeração de 69 anos, que vive em situação de rua há cerca de duas décadas em Goiânia. Ele aceitou o acolhimento da prefeitura no Centro de Acolhida do Setor Aeroporto. O prefeito Sandro Mabel conversou com Vitorino, incentivando-o a buscar tratamento para o alcoolismo e a tentar a reinserção no mercado de trabalho. “Estou na rua, mas é bobeira minha. Agradeço a oportunidade que vocês estão dando para o pessoal de rua”, disse o mecânico, que passou a noite no abrigo.
A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia, também acompanhou a iniciativa e ressaltou a importância do acolhimento. “É uma forma de oferecer mais conforto a essas pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. Elas são convidadas a ir para o abrigo, onde recebem alimentação e cobertor. Nossa intenção é proporcionar acolhimento e dignidade”, disse.
Erizânia Freitas, secretária municipal da Semasdh, destacou que a ação reafirma o compromisso da gestão com a população em risco. “Diante das previsões de frio, a Semasdh planejou um abrigo emergencial para que essas pessoas tenham acesso à proteção social a que têm direito. O espaço garante segurança, alimentação, colchões, cobertores e acompanhamento de equipes técnicas”, concluiu a secretária, reforçando que a iniciativa representa “dignidade e, acima de tudo, a garantia de direitos”.