“Nós temos feito praticamente três por semana e isso dá uma velocidade bem interessante ao mutirão como um todo”, lembrou o prefeito. “A vantagem do mutirão é que faz aquela primeira chegada no bairro, tira aquele encardido. Aí depois ficam as equipes no bairro, dando a manutenção, aprimorando”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, abriu na manhã deste sábado (22), por volta das 7h30, a 23ª edição do Mutirão dos 100 Dias, realizada na região Leste “C”, no bairro Jardim das Aroeiras.
A ação integra uma força-tarefa que mobiliza semanalmente três frentes de trabalho para atender diferentes regiões da capital, com o objetivo de alcançar todos os bairros até a 39ª edição, dentro do planejamento dos primeiros 100 dias de gestão.
Nós temos feito praticamente três por semana e isso dá uma velocidade bem interessante ao mutirão como um todo”, lembrou o prefeito. “A vantagem do mutirão é que faz aquela primeira chegada no bairro, tira aquele encardido. Aí depois ficam as equipes no bairro, dando a manutenção, aprimorando”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Com a execução do programa Brilha Goiânia, que prevê a substituição das luminárias da cidade por lâmpadas de LED, a prefeitura espera ampliar ainda mais o impacto positivo das ações. “Isso porque o Brilha Goiânia já está entrando em alguns bairros da Região Noroeste, depois de fazer o Centro. E isso faz com que a cidade comece a respirar, a gente sai dessa sujeira, do mato, dos lixos jogados em qualquer lugar. Então eu atribuo a tudo isso o sucesso desses mutirões”, destacou Mabel.
Saiba mais sobre o programa Brilha Goiânia
O chefe do Executivo também destacou o avanço da conscientização ambiental entre a população, impulsionado por campanhas educativas e ações de fiscalização contra o descarte irregular de resíduos. “Ontem nós abrimos mais oito ecopontos provisórios em diversas regiões de Goiânia, para que as pessoas possam ter onde jogar. Isso tudo evolui a cidade. Eu tenho expectativa de que a nossa cidade de Goiânia, até o final desse ano, já terá uma cara muito melhor”, afirmou. Ele ressaltou ainda o trabalho de educação ambiental desenvolvido com crianças, que, segundo ele, tem repercussões em toda a comunidade.
Veja também: O que são ecopontos e como usá-los corretamente
Durante a programação, Mabel visitou o Caos Amendoeiras, onde conversou com pacientes e servidores, além da escola onde estão sendo prestados os atendimentos à comunidade.
A vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia, também participou da abertura e lembrou que as ações da administração municipal durante o mês de março foram voltadas especialmente ao público feminino, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. “Tivemos a primeira Feira do Empreendedor, voltada para as mulheres. Nós temos muitas atividades sociais e ainda voltadas ao empreendedorismo. Ainda temos muito a fazer e passaremos por todas as regiões de Goiânia nessas 39 edições do mutirão”, afirmou.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura, realizada na Praça da Juventude, no Jardim das Aroeiras, os vereadores Pedro Azulão Jr., Juarez Lopes, Tião Peixoto, Sargento Novandir, Igor Franco e Heyler Leão, além do deputado estadual Virmondes Cruvinel. Também compareceram secretários municipais como Celso Dellalibera (Administração), Fábio Chistino (Ciência e Tecnologia), Juliano Santana (Habitação), Erizânia Freitas (Políticas para Mulheres), Carolina Almeida (Planejamento), coronel Bites (Esporte), Tarcísio Abreu (Trânsito), Francisco Lacerda (Infraestrutura) e Djan Hennemann (Comunicação).
Serviços oferecidos
A base de atendimentos do mutirão está instalada na Escola Municipal Maria Cândida Figueiredo, situada na Avenida Minas Gerais com a Rua 2, na Vila Pedroso. O local reúne uma série de serviços prestados por órgãos da administração municipal, com foco em áreas como assistência social, saúde, limpeza urbana e mobilidade.
Entre os bairros contemplados nesta etapa estão Santo Hilário, Caiçara, Vila Pedroso e adjacências.
As ações incluem varrição mecanizada, retirada de entulhos, coleta de lixo doméstico e seletivo, limpeza de bueiros e redes pluviais, além de correções em vias urbanas, sinalização viária e adequações para facilitar a conversão de veículos e o tráfego de motocicletas.
A população também conta com serviços como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, consultas médicas, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), combate ao mosquito Aedes aegypti, matrículas escolares, atualização do CadÚnico, emissão de documentos como a Carteira do Autista e do Idoso, além de vacinação antirrábica e inscrições em cursos de qualificação profissional.
O atendimento ainda inclui serviços do Sine Móvel e orientações jurídicas, psicológicas e sociais.