“Estamos buscando soluções rápidas e eficientes para resolver o problema da semaforização e outros entraves que afetam tanto o transporte coletivo quanto o trânsito da nossa cidade. Goiânia precisa avançar, e estamos trabalhando para isso”, afirmou Mabel. declarou.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (28) duas iniciativas voltadas à modernização da mobilidade urbana da capital.
As ações incluem um termo de cooperação com a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), além da adoção de um novo sistema de processamento de multas, que deverá gerar economia superior a R$ 50 milhões em quatro anos.
Durante evento no Paço Municipal, Mabel afirmou que as medidas visam acelerar soluções para os principais gargalos do trânsito da capital. “Estamos buscando soluções rápidas e eficientes para resolver o problema da semaforização e outros entraves que afetam tanto o transporte coletivo quanto o trânsito da nossa cidade. Goiânia precisa avançar, e estamos trabalhando para isso”, afirmou Mabel. declarou.
Um dos destaques é o lançamento de um aplicativo de mobilidade, que integrará informações como CNH digital, localização de radares, registro de multas e outras funcionalidades para facilitar o acesso dos cidadãos a serviços de trânsito.
Mobilidade urbana em foco
De acordo com a Prefeitura, Goiânia enfrenta um aumento de até 40% no tempo médio de deslocamento urbano nos últimos dez anos. Para reverter esse cenário, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) irá implementar o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que prevê medidas para melhorar a fluidez do tráfego em 250 km de vias principais da capital, priorizando o transporte coletivo.
Entre as ações previstas estão a sincronização semafórica e a criação de “ondas verdes” nos principais corredores, reduzindo o tempo de viagem dos ônibus. Outro avanço será o sistema de metronização do BRT, que permitirá comunicação em tempo real entre os veículos e os semáforos, evitando paradas desnecessárias nos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que os ônibus do BRT ainda operam abaixo da velocidade ideal, de pelo menos 21 km/h. “Com essa nova solução, adotamos um sistema já testado e aprovado em outras cidades, garantindo um serviço mais moderno, ágil e transparente”, afirmou.
Central de controle e Super App
A Prefeitura também anunciou a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que integrará a gestão do transporte coletivo e do tráfego urbano, permitindo respostas mais ágeis a problemas operacionais.
Além disso, será lançado o Super App da Mobilidade, uma plataforma que concentrará serviços como estacionamento rotativo digital, compartilhamento de bicicletas e solicitação de táxis. As bicicletas compartilhadas estarão inicialmente disponíveis nos terminais Recanto do Bosque, Cruzeiro e Novo Mundo.
Novo modelo de processamento de multas
Outra medida anunciada é a migração do processamento das infrações de trânsito para o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública de tecnologia que já atende cidades como Rio de Janeiro, Fortaleza e Aparecida de Goiânia.
Com a mudança, o custo por auto de infração cairá para R$ 9,55, o que deve gerar uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão por mês. Em quatro anos, o valor economizado pode ultrapassar R$ 50 milhões, representando uma redução de 57% nos custos com a gestão de multas.
Com economia superior a R$ 50 milhões em quatro anos, acordos têm como objetivo garantir melhorias na mobilidade urbana da capital
O prefeito Sandro Mabel anunciou nesta sexta-feira (28/3), em solenidade no Paço Municipal, duas iniciativas voltadas para a modernização do trânsito da capital. As medidas envolvem a assinatura de termo de cooperação com a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) para melhorar a fluidez viária e otimizar a circulação do transporte público, além da mudança no processamento de multas, que trará uma economia de mais de R$ 50 milhões em quatro anos.
“Estamos buscando soluções rápidas e eficientes para resolver o problema da semaforização e outros entraves que afetam tanto o transporte coletivo quanto o trânsito da nossa cidade. Goiânia precisa avançar, e estamos trabalhando para isso”, afirmou Mabel. Sobre o novo aplicativo, o prefeito detalhou que a ferramenta reúne informações relativas à carteira de habilitação, multa, localização de radares, entre outras, que vão facilitar a vida da população.
A atuação da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), representa uma estratégia essencial para promover melhorias imediatas e sustentáveis na mobilidade de Goiânia, que registrou aumento de até 40% nos tempos de deslocamento, nos últimos 10 anos. Os acordos buscam reverter esse cenário, com iniciativas como o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que prevê medidas concretas para priorizar o transporte coletivo e reduzir os congestionamentos.
Segundo o titular da SET, Tarcísio Abreu, a pasta trabalha para promover eficiência e economia para a Prefeitura. “Com essa nova solução, adotamos um sistema já testado e aprovado em outras cidades, garantindo um serviço mais moderno, ágil e transparente”, assinalou. O secretário lembrou que os BRTs sofrem com velocidades operacionais muito abaixo do esperado, quando o ideal seria, no mínimo, 21 km/h.
Principais ações
Entre as ações previstas, destaca-se o programa de desobstrução de vias arteriais, que visa aprimorar a fluidez do trânsito e priorizar a circulação do transporte coletivo em 250 km de vias arteriais, com sincronização semafórica e as ondas verdes, que garantirão prioridade para os ônibus nos principais corredores, reduzindo o tempo de deslocamento. Além disso, o sistema de metronização do BRT permitirá comunicação direta entre ônibus e semáforos, evitando paradas desnecessárias e melhorando a fluidez nos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul.
Com a Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), um centro de controle que integrará a gestão do trânsito e do transporte coletivo, a gestão garante respostas mais rápidas e eficientes a problemas viários. Já o Super App da Mobilidade reunirá serviços como estacionamento rotativo digital, bicicletas compartilhadas e táxis, modernizando a mobilidade urbana em Goiânia. O titular da SET adiantou que as bicicletas estarão disponíveis, inicialmente, nos terminais Recanto do Bosque, Cruzeiro e Novo Mundo.
Convênio com o Serpro
A Prefeitura de Goiânia também anunciou a migração do processamento de multas para o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), uma empresa pública nacional de tecnologia da informação. A plataforma já é utilizada em capitais como Rio de Janeiro e Fortaleza, além de Aparecida de Goiânia. A mudança permitirá mais eficiência na gestão de infrações de trânsito e uma economia expressiva para os cofres públicos.
O novo sistema traz benefícios significativos, especialmente na redução de custos. O processamento de cada auto de infração custará apenas R$ 9,55, o que representa uma economia mensal de cerca de R$ 1 milhão e uma economia anual de R$ 12,6 milhões. Em quatro anos, o valor pode ultrapassar R$ 50 milhões. Isso representa uma redução de 57% no custo por infração processada.
“A secretaria entrega o novo sistema de processamento de dados, um aplicativo que possibilita um maior gerenciamento, ou seja, nós estamos melhorando o processo de gestão. O prefeito sempre tem dito isso, melhorar a gestão, a eficiência e a transparência. E esse sistema permite que a gente faça tudo isso”, completou Tarcísio Abreu.