“Precisamos avançar em transparência, eficiência e na melhor aplicação possível naquilo que trará qualidade de vida aos aparecidenses”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
Convênio com a Fieg viabiliza diagnóstico técnico para melhorar eficiência administrativa e qualidade de vida no município.
O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, firmou nesta terça-feira (14) um convênio com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para realizar, com apoio do Instituto Aquila, um diagnóstico detalhado da gestão municipal. A iniciativa, que será feita sem custos para o município, tem como objetivo identificar ineficiências, otimizar processos e garantir maior transparência e qualidade na administração pública.
Segundo Vilela, a parceria reforça o compromisso de modernizar e desburocratizar os serviços prestados pela Prefeitura. “É um acordo de cooperação para que nós possamos, desde o início da gestão, com muita responsabilidade e respeito aos recursos públicos, fazer gestão eficiente, com resultados que serão traduzidos em benefícios para o cidadão de Aparecida. Precisamos avançar em transparência, eficiência e na melhor aplicação possível naquilo que trará qualidade de vida aos aparecidenses”, afirmou.
O diagnóstico será concluído em 60 dias e incluirá uma análise de receitas, despesas, processos administrativos e desempenho municipal em 72 indicadores do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). Atualmente, Aparecida ocupa a 1.693ª posição no ranking nacional do índice.
Plano estratégico para enfrentar a crise financeira
A modernização ocorre em um cenário desafiador, com a Prefeitura enfrentando uma dívida de quase R$ 500 milhões herdada da administração anterior. A partir do diagnóstico, a gestão municipal planeja implementar melhorias estratégicas organizadas em seis eixos principais:
- Governança, eficiência fiscal e transparência
- Educação
- Saúde e bem-estar
- Infraestrutura e mobilidade urbana
- Sustentabilidade
- Desenvolvimento econômico e ordem pública
Metodologia e impactos esperados
Luiz Zanforlin, consultor sócio do Instituto Aquila, destacou que a análise será uma espécie de “raio-x” da gestão municipal, apontando oportunidades de melhoria. “É um grande raio-x da gestão municipal. Nossa primeira tarefa será entender onde estamos e dar opções de caminhos para a Prefeitura seguir a partir de então”, explicou.
O presidente da Fieg, André Rocha, elogiou a iniciativa do prefeito Leandro Vilela, destacando que a ação, realizada nos primeiros dias da nova gestão, maximiza as chances de melhorias em curto prazo. “O prefeito Leandro começa com o pé direito, buscando conhecer a realidade do seu município e buscando melhorias em todos os quesitos. Essas melhorias serão revertidas para a sociedade seja em tempo, em efetividade, em redução de custos e investimentos”, declarou.
Com a conclusão do diagnóstico e a implementação das medidas propostas, espera-se que Aparecida possa avançar significativamente em eficiência administrativa e, consequentemente, na qualidade de vida da população.
Autoridades presentes
Estiveram também na assinatura do convênio os vereadores Camila Rosa, Arnaldo Leite, Gleison Flávio, Almeidinha, Mazinho Baiano, Mazinho do Madre Germana, Ataídes Neguinho, Professor Clusemar, Neto Gomes, Cristiano Zoi, Olair Silva, Rogério Almeida e Felipe Cortez. Entre a equipe do secretariado, acompanharam o evento também os secretários Carolina Tavares Araújo (Políticas Públicas para as Mulheres), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Carlos Eduardo de Paula (Fazenda), Marcos Abrão (Indústria e Comércio), Arthur Braga (Administração), Willian Panda (Habitação), Marlúcio Pereira (Cultura), Pollyana Borges (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Andrey Azeredo (Planejamento e Regulação Urbana).
Da Redação/Click News