“Foi uma reunião produtiva e muito importante para o futuro da nossa rede pública de saúde. Apresentamos demandas concretas e saímos confiantes de que teremos avanços importantes. Tenho certeza de que esse diálogo trará bons frutos para o povo aparecidense”, avaliou o prefeito Leandro Vilela.
Encontro em Brasília tratou do custeio da maternidade municipal, ampliação de recursos para atenção básica e habilitação de serviços de alta complexidade no HMAP.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, esteve nesta quarta-feira (16), em Brasília, para uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a fim de discutir novos investimentos para fortalecer a rede pública de saúde do município. O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, também participou do encontro, que foi articulado com apoio de Olavo Noleto, secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e interlocutor da cidade junto ao governo federal.
Durante a audiência, os gestores apresentaram pleitos estratégicos que visam ampliar e qualificar os serviços prestados à população aparecidense. Entre as principais demandas estão o custeio da Maternidade Municipal, a habilitação dos serviços de alta complexidade do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) e o aumento de repasses para a atenção primária.
“Foi uma reunião produtiva e muito importante para o futuro da nossa rede pública de saúde. Apresentamos demandas concretas e saímos confiantes de que teremos avanços importantes. Tenho certeza de que esse diálogo trará bons frutos para o povo aparecidense”, avaliou o prefeito Leandro Vilela.
O secretário Alessandro Magalhães ressaltou que houve sinalização positiva do governo federal. “Viemos apresentar os pleitos prioritários da saúde de Aparecida. São pautas que impactam diretamente a qualidade do atendimento à população. O ministro sinalizou positivamente e ficou de agendar uma visita ao hospital para conhecer de perto a estrutura e os serviços que oferecemos”, afirmou.
Reconhecimento e avanços no HMAP
Durante o encontro, Vilela também agradeceu ao ministro Padilha pela atuação histórica em benefício da cidade. Em sua gestão anterior à frente do Ministério da Saúde, foram autorizados os recursos para a construção do HMAP — unidade inaugurada na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e colocada em operação na administração seguinte, de Gustavo Mendanha.
Hoje, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia é o segundo maior hospital público do país sob gestão municipal. A unidade é administrada pela organização social Hospital Israelita Albert Einstein e é referência em média e alta complexidade em Goiás e na Região Centro-Sul.
No último sábado (12), o HMAP inaugurou uma nova ala de hemodinâmica, reforçando sua estrutura para o atendimento de doenças cardiovasculares. Além disso, a UTI da unidade foi reconhecida com o Selo Top Performer 2025, que certifica a excelência em gestão e qualidade assistencial. O hospital foi o único da rede municipal no Centro-Oeste a receber o selo neste ano.