“Nós temos artesãos de um talento fantástico, que, muitas vezes, são mais conhecidos fora do estado do que na nossa própria cidade. Eles precisam ser valorizados e estimulados, e, para isso, vamos reuni-los e criar um corpo, um grupo unido e coeso do artesanato aparecidense”, declarou o prefeito.
O primeiro evento desse projeto está previsto para março, com uma exposição de artesanato na Cidade Administrativa Maguito Vilela.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, determinou, nesta quinta-feira (20), a implementação de um calendário cultural voltado à valorização e fortalecimento do artesanato local.
Acompanhado da primeira-dama, Lana Bezerra, e de secretários municipais, Vilela visitou dois artesãos do município para conhecer suas demandas e discutir formas de ampliar a visibilidade da categoria. Segundo o prefeito, o incentivo ao setor não apenas fortalece a economia criativa, mas também impulsiona a geração de empregos e a reutilização de materiais, como madeira, ferro e componentes automotivos.
Durante a visita, Vilela e sua comitiva sugeriram a promoção de eventos em locais estratégicos, como shoppings, feiras temáticas e exposições nacionais de casa e decoração, para ampliar a divulgação dos produtos artesanais de Aparecida.
“Nós temos artesãos de um talento fantástico, que, muitas vezes, são mais conhecidos fora do estado do que na nossa própria cidade. Eles precisam ser valorizados e estimulados, e, para isso, vamos reuni-los e criar um corpo, um grupo unido e coeso do artesanato aparecidense”, declarou o prefeito.
Para reforçar o compromisso com o setor, Vilela e Lana adquiriram peças dos artesãos Valmir Neves e Elismar Santos, ambos do setor Porto das Pedras. Valmir trabalha com cerâmica, produzindo peças em argila, enquanto Elismar cria luminárias a partir de madeira reaproveitada, ferro e componentes automotivos.
Elismar expressou sua satisfação com a iniciativa. “A verdade é que a nossa categoria foi esquecida”, lamentou o artesão, vencedor do prêmio Natal do Bem 2024, promovido pelo Governo de Goiás para incentivar o artesanato local. Em resposta, Vilela garantiu que a gestão municipal está empenhada em mudar essa realidade.
Para fortalecer ainda mais o segmento, o secretário de Cultura, Marlúcio Pereira, convidou os dois artesãos a participarem da Virada Cultural de Aparecida, que ocorre neste sábado (22), a partir das 8h, na Praça CEU das Artes, no setor Vera Cruz II. “Nossos artistas têm potencial para fazer o artesanato de Aparecida ser conhecido no Brasil e no mundo”, ressaltou o secretário.
Parceria com o Governo de Goiás
A iniciativa do calendário cultural conta com o respaldo do Governo de Goiás. O prefeito Vilela assegurou apoio integral da Secretaria da Retomada, com a autorização do governador Ronaldo Caiado, para impulsionar os empreendedores do setor. Recentemente, o prefeito participou do lançamento do programa “Goiás Feito à Mão”, promovido pelo governo estadual, que compartilha o mesmo objetivo de fomentar o artesanato goiano.