“Aparecida tem pressa, precisamos colocar a cidade em ordem já”, afirma o prefeito.
A administração municipal de Aparecida, sob a liderança do prefeito Leandro Vilela, intensificou os trabalhos de recuperação asfáltica na cidade.
Atualmente, 14 equipes atuam nas ruas e avenidas, tapando buracos e recapeando trechos de grande fluxo, incluindo o viaduto da Avenida J2, no Papillon Park, que foi reaberto no sábado (8).
Desde que assumiu o governo, em 1º de janeiro, Vilela tem se dedicado à reestruturação da infraestrutura municipal, marcada por ruas esburacadas e abandono. Em um mês, a realidade passou a ser de intenso trabalho.
Reforço nas equipes e cobertura ampliada
Sob a coordenação do secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe, as equipes foram reorganizadas para atender toda a cidade. Três regionais foram estabelecidas, cada uma contando com três equipes fixas, enquanto outras cinco atuam em avenidas com demandas emergenciais. No início do ano, eram apenas nove equipes atuando na cidade.
Desde então, importantes vias já receberam serviços, como as avenidas Independência, Liberdade (Garavelo) e Santana (Nova Olinda). Diversos bairros também foram contemplados, entre eles Parque Real, Veiga Jardim, Village Garavelo, Vila Brasília, Serra Dourada, Expansul, Polos Empresariais e Industriais, Vera Cruz, Buriti Sereno, Cidade Livre, Jardim Miramar, Parque das Nações, Jardim dos Buritis, Santa Luzia, Jardim Bela Vista e Parque Trindade I, II e III.
Recuperação de pontos críticos
Nas primeiras semanas de gestão, além das operações tapa-buracos, a prefeitura entregou a revitalização completa do viaduto da Avenida J2 e do cruzamento das avenidas Jataí e Palmeiras, no Jardim dos Buritis. A ponte da Avenida Toledo, na Vila Brasília, que apresentava risco de desabamento, também foi recuperada e liberada para trânsito.
Apesar das dificuldades financeiras deixadas pela gestão anterior, com uma dívida de R$ 500 milhões, Vilela assegura que a equipe da Seinfra tem se desdobrado para atender às demandas. “Aparecida tem pressa, precisamos colocar a cidade em ordem já”, afirma o prefeito.
afirma o prefeito.
Novo método no tapa-buracos
Desde o início da gestão, foi implementado um novo padrão no serviço de tapa-buracos. Agora, cada equipe conta com um engenheiro civil, e os buracos são classificados conforme o tamanho. Se inferiores a 60 cm, recebem massa asfáltica do tipo PMF, mais eficaz para pequenas reparações. Já os buracos maiores são preparados para aplicação de asfalto CBUQ, considerado mais resistente e durável.
“É para fazer bem feito para ficar feito”, reforça Vilela sobre a nova metodologia. O objetivo é evitar retrabalho e reduzir custos, garantindo que os recursos municipais sejam utilizados de maneira eficiente. “Fechar as torneiras” e combater o desperdício são prioridades da gestão.