“Vamos colocar Iluminação de Led em toda cidade de Aparecida proporcionado mais qualidade de vida e segurança pública para todos os 600 mil habitantes”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
Projeto prevê substituição de 60 mil pontos de luz por LED até o Natal de 2025.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, formalizou nesta quinta-feira (27) a assinatura do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para modernizar, operar e manter a infraestrutura de iluminação pública do município. O acordo prevê a substituição integral das lâmpadas fluorescentes e incandescentes por luminárias de LED, reconhecidas por sua maior eficiência energética, economia e durabilidade.
As luminárias de LED podem reduzir o consumo de energia em até 75% em comparação às opções convencionais, o que deve gerar uma economia superior a 60% nos custos com eletricidade. A empresa responsável pelo serviço deverá substituir 60 mil pontos de iluminação nos próximos oito meses, com previsão de conclusão até o Natal. O contrato permite ainda a ampliação desse número para até 73 mil pontos sem custos adicionais ao longo dos 24 anos de concessão. O investimento na modernização soma R$ 581 milhões.
Além da troca das luminárias, a PPP contempla a instalação de iluminação especial em monumentos históricos da cidade, destacando esses patrimônios no período noturno. Também está garantida a montagem de uma decoração temática de Natal ao final de cada ano.
“Vamos colocar Iluminação de Led em toda cidade de Aparecida proporcionado mais qualidade de vida e segurança pública para todos os 600 mil habitantes”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
O contrato estabelece que os serviços deverão ser executados com equipamentos de alta qualidade e resistência. Entre as vantagens das novas luminárias de LED estão o maior fluxo luminoso, a reprodução mais fiel das cores — aumentando o conforto visual — e a possibilidade de ajuste da intensidade da iluminação conforme a necessidade. No futuro, a tecnologia também permitirá a ampliação da transmissão de dados e imagens via Wi-Fi.
O sistema de iluminação pública será monitorado em tempo real por meio de um software, permitindo a detecção imediata de eventuais falhas e a rápida correção dos problemas.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira, destacou os benefícios da iniciativa.
“Além da cidade ficar com um aspecto visual noturno muito mais agradável, essa nova iluminação pública promoverá, além da segurança, mais economia para os cofres do município, que poderá otimizar esses recursos e investir em outras melhorias para a população”, concluiu Siqueira.